Os vegetais representam uma das fontes mais antigas de medicamentos para o homem por serem ricos em diversas substâncias ativas. A descoberta de vegetais com propriedades anticancerígenas tem incentivado várias pesquisas nessa área. A Catharanthus roseus, conhecida como vinca, obteve sucesso em testes experimentais em modelos de leucemias e linfomas. A confirmação da atividade nesses modelos levou ao isolamento dos alcaloides vimblastina e vincristina que, atualmente, são de grande utilidade no tratamento de linfoma de Hodgkin, leucemia linfoblástica aguda infantil e outros cânceres. Os alcaloides representam 20% das substâncias naturais descritas até o momento, dessa forma, ao longo do tempo, vem causando grande impacto na economia e medicina nacional.
BRANDAO, H. N. et al. Química e farmacologia de quimioterápicos antineoplásicos derivados de plantas. Quím. Nova, São Paulo , v. 33, n. 6, p. 1359-1369, 2010 . Disponível em: . Acesso em:11 ago 2018.
Dentro desse contexto, descreva as principais propriedades dos alcaloides e três representantes desse grupo.
Respostas
Os alcaloides são compostos orgânicos que apresentam nitrogênio, ligados ao anel heterocíclico. São essenciais para o processo de reserva de nitrogênio e também por isso, apresentam características alcalinas. Por isso, são amplamente utilizados em medicamentos.
Estes podem ser apresentados como os seguintes: atropina, cocaína, morfina, cafeína e quinina. Além disso, é importante ressaltar que também apresentam uma elevada toxicidade.
Resposta:
Explicação:
Química. Os alcaloides são aminas cíclicas que possuem anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. São responsáveis pelo sabor amargo de muitas plantas e causam dependência. Os alcaloides são um conjunto de compostos pertencentes ao grupo das aminas cíclicas, que apresentam anéis heterocíclicos contendo nitrogênio.