1) A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança classifica os níveis de biossegurança dos laboratórios. Desta forma, um laboratório adequado para qualquer trabalho que envolva o uso de amostras biológicas (sangue, líquidos corporais, tecidos ou linhagens de células humanas primárias, onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida), deve ter um grau de exigência que o classifica em um determinado nível de biossegurança. De acordo com o enunciado, o laboratório descrito deve apresentar o nível de biossegurança: Alternativas: a) nível 4 de biossegurança. b) proteção básica (P2). c) nível de biossegurança - NB-2. d) nível de biossegurança - NB-1 ou proteção básica (P1). e) nível de biossegurança 3 (NB-3) ou (P3).
2) O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foi estabelecido pelo Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 9, com objetivo de definir uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores perante os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Desta forma os riscos ambientais são classificados como físicos, químicos e biológicos. Para o desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) são necessárias as etapas: Alternativas: a) antecipação e reconhecimentos dos riscos. b) avaliação dos riscos e remediação dos acidentes. c) remediação e controle dos riscos. d) reconhecimento dos riscos assim como a elaboração do mapa de riscos. e) planejamento mensal sobre o mapa de riscos.
3) Em uma atividade prática no laboratório foi solicitado que os alunos preparassem uma solução aquosa de NaCl a 0.9% a partir de uma solução de NaCl a 9%, sendo o volume final de 500 mL. Dentre os instrumentos apresentados, marque os mais indicados à medição da solução de NaCl e capazes de assegurar a exatidão no volume medido: Alternativas: a) Proveta de 50 mL e balão volumétrico de 500 mL. b) Balão volumétrico 1000 mL. c) Pipeta volumétrica de 5 mL ou pipeta graduada de 10 mL. d) Pipeta graduada e condensador. e) Proveta. 4) As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular. No interior da célula, o ATP produzido em um processo (I) é utilizado na síntese de enzimas digestivas (II) e no mecanismo de digestão de partículas fagocitadas (III). Três componentes celulares relacionados direta e respectivamente com I, II e III são: Alternativas: a) mitocôndria, ribossomo e lisossomo. b) mitocôndria, cromossomo e lisossomo. c) cloroplasto, cromossomo e lisossomo. d) cloroplasto, lisossomo e ribossomo. e) cromossomo, mitocôndria e ribossomo.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
apredizagem 01todas as resposta 1=a 2=a 3=a 4=a
Explicação:
1 nivel 4 de biosegurança
2 atecipação e reconhecimento do risco
3 proveta 50ml e volumerico 500
4 mitocondria ribosomolisosomo
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás