QUESTÃO 2
O DER (Diagrama Entidade e Relacionamento) facilita ainda a comunicação entre os integrantes da equipe, pois oferece uma linguagem comum utilizada tanto pelo analista, responsável por levantar os requisitos, e os desenvolvedores, responsáveis por implementar aquilo que foi modelado.
A partir do contexto abordado acima, analise o DER juntamente com as afirmações a seguir:
I – Neste DER temos como tabelas: Empresa e Funcionários.
II – O atributo idEmpresaFunc (tabela Funcionários) não faz sentido pois não há necessidade de saber a qual empresa o funcionário pertence.
III – Os atributos idEmpresa e matricula são chaves em suas respectivas tabelas.
IV – O relacionamento entre as tabelas Empresa e Funcionários é de Um para Muitos.
É correto o que se afirma:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Eu sou o mesmo que fez a pergunta. Deixam um obrigado nesses dois perfis para que possa ganhar mais pontos e continuar perguntando e responde, quanto mais vocês me dão corações, mais eu pergunto e respondo. Aconselho sempre antes de responder, estudar e verificar a resposta. Obrigado a todos e bons estudos.
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Explicação:
I – Neste DER temos como tabelas: Empresa e Funcionários.VERDADEIRO!
A entidade ou tabela trata-se de uma representação gráfica de um conjunto, conjunto este cuja representação física ou gráfica padrão é feita por meio de um retângulo com o nome da entidade dentro dele. Para identificarmos uma entidade, devemos considerar os objetos, coisas ou algo que seja relevante no levantamento dos dados. PAG: 47 DO LIVRO BANCO DE DADOS.
II – O atributo idEmpresaFunc (tabela Funcionários) não faz sentido pois não há necessidade de saber a qual empresa o funcionário pertence. FALSO!
Há sim a necessidade de saber em qual empresa o funcionário pertence. Se não tivesse especificado idEmpresaFunc, na tabela Funcionários, a veracidade e indivisibilidade dos dados não seria segura.
III – Os atributos idEmpresa e matricula são chaves em suas respectivas tabelas. VERDADEIRO!
Atributo-Chave: quando temos os atributos de uma entidade, é importante sempre indicarmos um identificador, que podemos chamar também
de Atributo-Chave. Esse atributo irá identificar o item da entidade de
maneira única (sem repetição) no conjunto de elementos.
O Atributo-Chave deve ser íntegro, ou seja, sem repetições, e também não
pode ser nulo (valores vazios). PAG: 56 DO LIVRO BANCO DE DADOS
IV – O relacionamento entre as tabelas Empresa e Funcionários é de Um para Muitos. VERDADEIRO!
A seguinte leitura deve ser feita para entendermos: UM FUNCIONÁRIOS PODE SEM CONTRATADO POR APENAS UMA EMPRESA, MAS UMA EMPRESA PODE CONTRATAR VÁRIOS FUNCIONÁRIOS.
Esse (1,1) que está do lado da entidade EMPRESA, se refere aos funcionários, que quer dizer que no máximo 1 funcionário pode trabalhar para 1 empresa, ou seja (1,1), e o (1,n) do lado de funcionários, é relacionado a empresa, que significa que 1 empresa, pode ter "n" vários funcionários, ou seja (1,n). Quando temos a figura da seguinte maneira (1,1) e do outro lado (1,n) é por que já está determinado.
Cardinalidade Um para Muitos (1:N):
A ocorrência de uma entidade se relaciona com (no máximo) muitas ocorrências de outra, porém a ocorrência de outra entidade se relaciona com (no
máximo) uma ocorrência da primeira. PAG: 65 DO LIVRO BANCO DE DADOS
Resposta:
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Explicação: