Respostas
A globalização é um fenômeno amplo e, por isso, pode ser cobrada de diversas formas e em todas as áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Com a intensa integração e interdependência entre as regiões do mundo, o vestibulando precisa entender as diversas relações e consequências desses fenômenos.
"O aumento do comércio internacional, os blocos econômicos, a massificação de culturas, as migrações - e os esforços para contê-las -, os impactos ambientais e as transnacionais. Todas as questões relacionadas a esses temas e aos fluxos citados podem ser cobrados no Enem", afirma a Márcia Abdo, coordenadora de Geografia do Colégio Bandeirantes.
Guerra comercial EUA x China
Desde 2018 o presidente americano Donald Trump adota medidas protecionistas, como o aumento das alíquotas para produtos chineses. Segundo o presidente, o objetivo é fortalecer a indústria nacional e preservar os empregos nos EUA. Além disso, o governo americano alega que o governo chinês está roubando tecnologia. Como retaliação, a China aumentou as tarifas em relação aos produtos norte-americanos, gerando uma guerra comercial.
Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, em reunião de do G20 em Osaka,no Japão, em maio de 2019 - REUTERS/Kevin Lamarque
Migrações e crise dos refugiados
A globalização afeta os deslocamentos espaciais da população. O migrante é qualquer pessoa que muda de região ou país. Os refugiados são pessoas que mudam de região ou país tentando fugir de guerras, conflitos internos, perseguição (política, étnica, religiosa etc.) e violação de direitos humanos.
Brexit
Em junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido participaram de um plebiscito em que podiam escolher entre duas opções: permanecer ou deixar a União Europeia. A opção pela saída venceu. O Brexit consiste basicamente no desmembramento, por parte do Reino Unido, do bloco da União Europeia. A sigla é uma junção de "Britain" e "exit", que em português significa saída.
Problemas ambientais
Entre as grandes questões ambientais da atualidade, destacam-se as queimadas na Amazônia e os consequentes impactos ambientais, sociais e econômicos. Segundo Márcia, A preocupação com as queimadas na região atraiu a atenção do mundo para o Brasil e chegou a criar tensões diplomáticas com outras nações. "A Amazônia tem importância central nos ecossistemas mundiais, tendo influência no regime de chuvas da América Latina e no sequestro de gás carbônico através da fotossíntese realizada pela floresta", diz a professora.