Respostas
Resposta:
Folclore do Pará
Dança do Carimbó: Criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses.
Lundu : O 'Lundu' é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Côrte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o 'Lundu', assim como o 'Maxixe' (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país.
Dança do Siriá : Uma das manifestações coreográficas mais belas do Pará. Contam os estudiosos que os negros escravos iam para o trabalho na lavoura quase sem alimento algum. Só tinham descanso no final da tarde, quando podiam caçar e pescar. Certa tarde, entretanto, como se fora um verdadeiro milagre, surgiram na praia centenas de siris que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome dos escravos.
Cordões e Pássaros Juninos : Os primeiros registros de Cordões e Pássaros Juninos são do século XIX e início do século XX. Trata-se de uma brincadeira teatral e musicada, que ocorre principalmente no período das festas juninas. Os Cordôes de Passaros Juninos são divididos em 2 grupos denominados de 'Pássaro Beija-Flor' e 'Pássaro Tucano'
Lenda da Cobra Grande : Boiúna (Cobra Grande) A Boiúna, de boi (cobra) e una (negra), é uma cobra de tamanho imensurável. O povo paraense acredita que a Boiúna vive adormecida na cidade de Belém, entre a Cidade Velha e o bairro de Nazaré. E, quando ela acordar, irá afundar toda a cidade com seu movimento.
Lendas e folclore no Amazonas
O Amazonas é um estado com numerosas lendas e curiosidades e apresenta um folclore popular muito enraizado e presente em seus costumes e tradições. A seguir, conheça um pouco das "estórias" que fascinam os turistas com os seus mistérios e segredos.
Lenda do Curupira: Guardião das florestas e dos animais, o Curupira é um pequeno ser com traços de índio, cabelos de fogo e os pés virados para trás, cujo dom é ficar invisível. Dizem que ele protege as pessoas que têm um bom relacionamento com a natureza, utilizando-a apenas para sobreviver. O homem que derruba árvores para construir a sua casa, os seus utensílios ou, ainda, para fazer o seu roçado e caçar para alimentação, tem a proteção do Curupira.
Lenda da Lua : Conta sobre a origem da lua, Manduka, que namorava a própria irmã. Todas as noites, Manduka ia deitar-se com ela, mas não mostrava o rosto, nem falava, para não ser identificado. Certa noite, sua irmã, tentando descobrir quem era, passou tinta de jenipapo no rosto de Manduka. Ele lavou o rosto, mas a marca da tinta não saiu. E assim, ela descobriu que era o próprio irmão.
Folclore do Boi Bumbá: A manifestação folclórica do Boi Bumbá conta a estória de um boi que dançava para divertir adultos e crianças. O boi era feito com a carcaça de uma rês morta, coberta com tecido. O corpo terminava numa barra de tecido. Em seu interior, ficava uma pessoa que o fazia dançar. Ex-escravo, Lindolfo Monteverde criou o Boi Bumbá para continuar a brincadeira que o seu avô lhe ensinara na infância.
Espero que goste da resposta xD