• Matéria: Filosofia
  • Autor: vini7256
  • Perguntado 7 anos atrás

qual o motivo da separação do conceito de ética da moral​

Respostas

respondido por: cassildaisabelpb6pku
4

A moral e a ética são parecidas no ponto em que ambas visam orientar o comportamento do homem em relação à sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social de todos.

Tanto a ética quanto a moral são conceitos pensados desde a Grécia Antiga por filósofos como Aristóteles e Platão.

É importante destacar que a ética transcende a moral, já que o conhecimento ético procura refletir sobre as condutas morais adotadas, procurando os princípios delas.

Ética é uma palavra de origem grega com duas interpretações possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com “e” curto, que pode ser traduzida por costume.

A segunda também se escreve éthos, porém com “e” longo, que significa propriedade do caráter. A primeira interpretação serviu de base na tradução pelos romanos para a palavra latina “mores” e que deu origem à palavra “moral”, enquanto que a segunda orienta a utilização atual que damos à palavra “ética”.

Segundo pensadores antigos e contemporâneos, a moral é o conjunto de normas, princípios e costumes que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou grupo social.

Já a ética é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade.

Logo…

Ética = Caráter/Reflexão

Moral = Costume

O que é a moral?

Podemos definir a moral como o conjunto de normas, princípios e costumes que orientam o comportamento humano, tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou grupo social.

A moral é normativa, isto é, pare de um conjunto de regras, valores, proibições e tabus que provêm de fora do ser humano, ou seja, que são cultivados ou impostos pela política, costumes sociais, religiões ou ideologias.

Como as comunidades ou grupos sociais são distintos entre si, inclusive no tempo, os valores também podem ser distintos dando origem a códigos morais bastante diferentes.

Assim, a moral é mutável e está diretamente relacionada com práticas culturais. Por exemplo: o homem ter mais de uma esposa é moral em algumas sociedades, mas em outras não (como também já foi moralmente aceito em algumas sociedades no passado).

O que é ética?

A ética é um estudo reflexivo das diversas morais, no sentido de explicitar os seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que sustentam uma determinada moral, desse modo, a ética pensa a moral.

A ética é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral, pois, investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade.

A ética, é portanto, é uma reflexão filosófica, puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que são importantes e podem ser entendidas da boa conduta aplicável a todos os sujeitos.

Para o professor Mário Sergio Cortella:

“Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: “Quero?”, “Devo”, “Posso”. Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não quero.”

Logo, o objeto de estudo da ética é, aquilo que guia a ação: motivos, causas, princípios, as máximas, as circunstâncias e também analisa as consequências dessas ações.

Compete à ética, por exemplo, o estudo da origem da moral, da distinção entre comportamento moral e outras formas de agir, da liberdade

e da responsabilidade e de questões tais como a prática do aborto, eutanásia e da pena de morte.

A ética não diz o que deve e o que não deve ser feito em cada caso concreto, pois isso é da competência da moral. De modo que a partir dos fatos morais a ética tira conclusões elaborando princípios sobre o comportamento moral.

Dessa forma, segundo a filosofia, compreendemos que a ética implica em reflexão teórica sobre moral e revisões racionais e críticas sobre a validade da conduta humana, sendo o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, independentemente das práticas culturais.

10 exemplos de ética e moral

São exemplos de debates éticos na atualidade:

Reflexões sobre a legalidade do aborto

Estudos sobre o uso de células-tronco na Medicina,

Observações sobre o ato da eutanásia

Pena de morte

São exemplos de conduta moral no nosso cotidiano:

Não jogar lixo na rua

Ajudar ao próximo

Não maltratar animais

Não cometer atos ilícitos

Não ser corrupto

Não usar drogas

Anexos:
Perguntas similares