Respostas
Resposta:
Obtenção de aminas:
1. Reações de haletos orgânicos (RX) com amônia (NH3):
Esse tipo de reação produz aminas primárias, ou seja, que possuem apenas um hidrogênio substituído.
2. Redução de nitrocompostos:
Nesse caso, os nitrocompostos, sob ação de zinco na presença de um ácido diluído, sofrem redução produzindo aminas primárias.
3. Redução de nitrilas:
Nessa reação, o gás hidrogênio reage com as nitrilas, na presença de um catalisador, quebrando a tripla ligação do carbono com o nitrogênio e produzindo uma amina primária.
Obtenção de amidas:
1. Reações de ácidos carboxílicos com a amônia:
Esse tipo de reação se dá em duas etapas, sendo que na primeira forma-se um sal orgânico de amônio, que é então aquecido e os produtos serão a amida e a água.
2. Reações de amônia, aminas primárias e secundárias (amidas substituídas) com haletos de ácidos carboxílicos:
Se o haleto de ácido carboxílico reagir com a amônia, produzirá uma amida; se reagir com uma amina primária, o produto será uma amida monossubstituída; já se reagir com uma amina secundária, resultará em uma amida dissubstituída.
3. Reação de ácidos carboxílicos com aminas primárias ou secundárias
Obtenção de nitrocompostos:
Os nitrocompostos geralmente são preparados pela reação com ácido nítrico. Essa reação é chamada nitração:
Para alifáticos: Nitração de alcanos
Para aromáticos: Nitração do benzeno (ou derivados)
As reações de obtenção dos nitrocompostos alifáticos são mais difíceis e dão rendimentos bem mais baixos que os apresentados pelos nitrocompostos aromáticos. Exige-se uma temperatura de cerca de 400o C, em fase de vapor, de uma mistura de alcano e ácido nítrico. A nitração de um alcano torna-se mais fácil ao passar-se do carbono primário para secundário e para terciário (veja mais detalhes na teoria da estabilidade dos carbocátions).
Explicação: