5. Ao final da Idade Média, a cristandade europeia rompe com o cristianismo católico e pouco a pouco ocorre uma polarização entre o protestantismo e o catolicismo. A Reforma Protestante, que possuem como expressão Martinho Lutero e João Calvino, abre as portas para as grandes questões jurídicas que serão tratadas pelo pensamento moderno. Acerca dos desdobramentos da Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA: a) O rompimento com a visão unitária cristã desdobra-se para o campo da política, surgindo os modernos Estados laicos. b) Ao final da Idade Média, os católicos e protestantes mantêm o debate filosófico e jurídico limitado pela teologia cristã. c) O Renascimento é a resposta da Igreja Católica ao humanismo apregoado pelos protestantes. d) A Reforma Protestante contribuiu para o rompimento com a visão teológica da filosofia do direito.
Respostas
Resposta:
Alternativa d
Explicação:
"A Reforma Protestante contribuiu para o rompimento com a visão teológica da filosofia do direito", porque no final da Idade Média a filosofia do direito estava engendrada nos preceitos católicos da Igreja. João Calvino, Martinho Lutero (e Henrique VIII) lutaram contra essa corrente de doutrinação que o Papa e Roma impunha sobre os fiéis. Esse movimento ficou conhecido por protestar os abusos religiosos.
A alternativa a está incorreta, porque a criação dos Estados laicos é da Idade Contemporânea, portanto, recente.
A alternativa b está incorreta, porque o debate filosófico e jurídico não limita-se apenas à teologia cristã.
A alternativa c está incorreta, porque o Renascimento, na verdade, é a resposta de artistas, em geral italianos, à opressão que a igreja colocava sobre as artes durante a Idade Média. O Renascimento cultural foi a volta das teorias greco-romanas surgidas na Antiguidade.
Resposta:
resposta b)
Explicação:
Ao final da Idade Média, os católicos e protestantes mantêm o debate filosófico e jurídico limitado pela teologia cristã. já fiz