• Matéria: Filosofia
  • Autor: danielasantos76
  • Perguntado 7 anos atrás

Para os empiristas, em especial Locke e Hobbes, o homem é um animal político, mas, fadado a não conseguir exercer sua plena liberdade. Suas filosofias políticas apontam modos de se pensar a relação humana a partir da construção de um pacto entre os homens que permitiria que as justiças fossem sanadas e que ninguém vivesse num estado onde todos estariam contra todos.

Neste contexto seu desafio será apresentar uma solução, seguindo o pensamento dos contratualistas, para o seguinte caso:
- Não há sociedades, cidades, não há leis ou regras, apenas pessoas vivendo sem muitas crenças, verdades, conhecimentos, afastadas uma das outras em bandos familiares brigando por alimento e abrigo.

Como poderia você pensar uma forma de garantir a segurança de todos?

Respostas

respondido por: mariclara181
11

Resposta:

Então, interessante questão.

Explicação:

Se para os filósofos em questão o homem é um animal politico , devemos analisar que o estado se encarrega de proteger e assegurar todos. Já que não há leis ou quaisquer aspectos semelhantes, devemos imaginar ,como viviam os primeiros seres humanos na pré história, as primeiras relações sociais , formas de organização para conseguir alimento , moradia , cotidiano para a manutenção de uma convivência em conjunto... a garantia da segurança então se daria através da própria natureza humana no extinto de cooperação.

respondido por: carolzinhacomex
13

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

A resposta segue ao molde do pensamento contratualista. Tanto Locke e Hobbes sugerem que os homens façam um pacto. Este pacto faria com que abrissem mão de sua liberdade para que, assim, conseguissem exercer o convívio com os outros, isto é, a pessoa não mais poderia pegar o que quiser, ou matar, ou fazer o que quiser, sem antes considerar o interesse do outro.

Dessa forma, a busca por alimento e moradia, estaria justificada não no interesse individual, mas no interesse coletivo, na sociedade em si, e não em indivíduos em luta.

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