Respostas
As raízes são estruturas extremamente importantes para os vegetais. É a partir dela que a planta é capaz de se sustentar e retirar água e nutrientes do substrato. Diversos tipos de raízes são encontrados e variam de acordo com o ambiente que cada espécie vive.
De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas. As pivotantes são aquelas encontradas em eudicotiledôneas e se caracterizam pela formação de uma raiz principal da qual partem as ramificações. Estas ramificações recebem o nome de raízes secundárias.
Diferentemente das raízes pivotantes, nas raízes fasciculadas não é encontrada uma raiz principal, pois nessas plantas ela geralmente tem vida curta. As raízes fasciculadas são encontradas principalmente em monocotiledôneas e são formadas por uma grande quantidade de raízes de diâmetro pequeno e por isso também recebem a denominação de cabeleira. Por não serem formadas a partir da região da radícula e sim da porção caulinar, essas raízes são consideradas adventícias.
As raízes podem ser classificadas em outros tipos mais especializados, levando em consideração suas adaptações. Veja abaixo alguns desses tipos:
- Raízes suporte: São raízes aéreas adventíceas muito importantes para a sustentação de plantas em solos que não são firmes e plantas que apresentam tamanho muito elevado, porém não possuem base de apoio eficiente. Vale destacar que elas também atuam absorvendo água e sais minerais. Como exemplo podemos citar as raízes do milho.
- Raízes tabulares: É um tipo de raiz suporte que recebe esse nome em razão de sua aparência de grandes tábuas. Elas atuam aumentando a sustentação da planta, além de ajudarem na aeração. Tipo encontrado principalmente em árvores de grande porte como o chichá.
Resposta: a raiz é o órgão da planta responsável pela fixação e pela absorção de água e sais minerais
exemplos: tuberosa , pneumatóforo, haustóricos
Explicação: