• Matéria: Filosofia
  • Autor: soniamjfmgbr
  • Perguntado 7 anos atrás

Na filosofia da práxis e correto afirmar:Escolha uma:
a. Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos, deve necessariamente ser feita a partir das abstrações, para tanto é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
b. Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos, deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos, para tanto é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
c. Agir e conhecer são ações distintas, e toda análise dos fatos, deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos, para tanto é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
d. Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos, deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos, para tanto é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de manutenção das estruturas e das tradições que oprimem os seres humanos.
e. A práxis é ação do mundo das ideias, isto é, “A filosofia da práxis é o ´historicismo absoluto`, a mundanização e terrenalidade absoluta do pensamento, um humanismo absoluto da história”.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B.

Práxis, palavra grega que quer dizer prática, é uma forma filosófica de compreender o mundo que vê ações e ideias  como dois aspectos de um mesmo fenômeno, de modo que as duas coisas são inseparáveis (as ideias são concebidas para justificar os nossos interesses e ações, nesta perspectiva).

Deste modo ela vê a função do conhecimento como sendo a de romper com a submissão dos muitos pelos poucos e acabar com as injustiças sistemáticas, fundando um mundo melhor que aquele que recebemos dos nossos pais.

Perguntas similares