Todo e qualquer fenômeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. A vida requer basicamente matéria e energia. Todos os sistemas ecológicos dependem da transformação da energia. Sobre a energia nos ecossistemas julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa que contem a sequência correta.
( ) A sequência de reações tróficas pelas quais a energia passa através do ecossistema é chamada de cadeia alimentar.
( ) Diferentemente da energia, que é cíclica, os nutrientes não são regenerados no sistema, sendo parte perdida para a atmosfera.
( ) A produção primária é a assimilação de energia e produção de matéria orgânica pela fotossíntese.
( ) A energia acumulada nas plantas, e que portanto está disponível para os consumidores, é chamada de produção primária bruta.
FVFV
FFVV
VFVF
VVFV
VVFF
Respostas
Resposta:
VFVF é a alternativa correta.
Explicação:
(V ) A sequência de reações tróficas pelas quais a energia passa através do ecossistema é chamada de cadeia alimentar.
R: Correto! A energia, primeiramente, é assimilada pelos produtores por meio da fotossíntese, seguindo para próximos níveis tróficos (outros seres vivos)
( F) Diferentemente da energia, que é cíclica, os nutrientes não são regenerados no sistema, sendo parte perdida para a atmosfera.
R: Errado! Os nutrientes também são reciclados. Os decompositores são responsáveis, em grande parte, pela devolução dos nutrientes ao sistema.
(V ) A produção primária é a assimilação de energia e produção de matéria orgânica pela fotossíntese.
R: Correto! Como já citado, “tudo” se inicia com os produtores por meio da fotossíntese, onde alguns seres vivos (plantas, algas e algumas bactérias) produzem matéria orgânica através de energia luminosa. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos (produzem o próprio alimento).
(F ) A energia acumulada nas plantas, e que portanto está disponível para os consumidores, é chamada de produção primária bruta.
R: Errado! A Produtividade Primária Bruta (PPB) corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica (e não energia, como citado no enunciado) em um ecossistema.