O Banco Central decide reduzir a inflação. Quais os efeitos sobre o emprego e a renda a curto prazo para o país?
a)
A expansão da moeda provoca o aumento dos juros e redução da inflação que aumentarão o emprego e a renda nesta economia.
b)
A redução da inflação é realizada com a queda nos juros. Essa queda é provocada pela expansão da base monetária que aumentará o emprego e renda.
c)
A redução da inflação é perseguida como aumento dos juros. Esse aumento é provocado pela contração da base monetária que reduzirá o emprego e renda.
d)
Todo e qualquer movimento para reduzir a inflação é positivo porque gera maiores lucros, empregos e rendas.
e)
Todo e qualquer movimento para reduzir a inflação é negativo porque Phillips já comprovou que é favorável a alguma inflação para se obter determinado nível de emprego.
Respostas
Resposta:
c) A redução da inflação é perseguida como aumento dos juros. Esse aumento é provocado pela contração da base monetária que reduzirá o emprego e renda.
Explicação:
A contração da base monetária força o aumento dos juros. Com juros maiores as famílias e as empresas deixam de consumir e passam a dedicar parcelas maiores da renda para o mercado financeiro. Essa renda aplicada não movimenta o mercado de bens e serviços que acaba sendo pressionado a demitir por falta de negócios
Resposta:
C.
A redução da inflação é perseguida como aumento dos juros. Esse aumento é provocado pela contração da base monetária que reduzirá o emprego e renda.
Explicação:
A contração da base monetária força o aumento dos juros. Com juros maiores as famílias e as empresas deixam de consumir e passam a dedicar parcelas maiores da renda para o mercado financeiro. Essa renda aplicada não movimenta o mercado de bens e serviços que acaba sendo pressionado a demitir por falta de negócios.