Diversos pensadores buscaram entender como e por que o Estado surgiu, qual a sua importância e função para as sociedades, e como ele se organiza. Assinale a alternativa correta acerca das teorias sobre o Estado. a) Jean-Jacques Rousseau defendia que os seres humanos criam suas próprias leis e são agentes e receptores dessas mesmas leis. Os homens as criam e a elas obedecem, havendo reciprocidade entre a liberdade e a obediência, pois as leis são feitas para garantir a sobrevivência e o bem de todos. b) John Locke afirmava que os homens, quando viviam em estado de natureza, foram obrigados a aceitar um poder que os governasse, e esse poder lhes surrupiou o direito à liberdade e à propriedade. De forma autoritária, uma minoria mais forte impôs uma forma de governo para o povo. c) Hobbes argumentava que os homens viviam em paz no estado de natureza, sem lutas nem guerras, portanto não existia desordem. Logo, os homens fizeram um acordo para garantir os seus direitos, que são os direitos à propriedade, à vida, à liberdade, fundamentais para a manutenção da sociedade. d) Hobbes dizia que o homem é bom e a sociedade é que o corrompe, pois no estado de natureza o homem procurava viver em harmonia; Rousseau, ao contrário, afirmava que o homem é o lobo do próprio homem e vivia em constantes lutas e guerras para garantir a sua sobrevivência. e) John Locke dizia que no estado de natureza os homens viviam em constante espírito de luta, e o Estado surgiu como meio de evitar esse permanente estado de guerra. Os homens selaram a paz mediante um contrato em que aceitaram a existência de um poder superior na figura de um só homem, a cuja vontade os subordinados devem se submeter.
Respostas
Resposta:
Alternativa a) Jean-Jacques Rousseau defendia que os seres humanos criam suas próprias leis e são agentes e receptores dessas mesmas leis. Os homens as criam e a elas obedecem, havendo reciprocidade entre a liberdade e a obediência, pois as leis são feitas para garantir a sobrevivência e o bem de todos.
Explicação:
ean-Jacques Rousseau defendia que os seres humanos criam suas próprias leis e são agentes e receptores dessas mesmas leis. Os homens as criam e a elas obedecem, havendo reciprocidade entre a liberdade e a obediência, pois as leis são feitas para garantir a sobrevivência e o bem de todos. Ele dizia que o homem é bom e a sociedade é que o corrompe. Em contraste, Hobbes afirmava que o homem é o lobo do próprio homem, pois vivia em constantes lutas e guerras. O Estado surge por meio de um contrato como forma de evitar o estado permanente de guerra. Nesse contrato, os homens aceitam um poder supremo na figura de um só homem e são submetidos à vontade do soberano. John Locke, por sua vez, acreditava que não há desordem no estado de natureza, sendo o contrato realizado para garantir os direitos dos homens à propriedade, à vida, à liberdade, essenciais para a manutenção da sociedade. O modo de governo é escolhido mediante decisão da maioria.
Resposta:Letra A
Explicação:
Pode responder tranquilo.