• Matéria: Pedagogia
  • Autor: neiretobias
  • Perguntado 7 anos atrás

Resenha do livro da autora Heloísa Lück Perspectivas da gestão Escolar e Implicações quanto a formação de seus gestores

Respostas

respondido por: giuzanini
5
A educação, no contexto escolar, sabe que é ativa e complexa e exigindo esforços redobrados e maior organização do trabalho educacional, assim como participação da comunidade, a fim de que possa ser efetiva, já que não basta na unidade de ensino apenas preparar o aluno para níveis mais elevados de escolaridade, uma vez que o que ele precisa é de aprender para compreender a vida, a si mesmo e a sociedade, como condições para ações competentes na prática da cidadania. Nessa visão pode ser correlacionada aos quatro pilares da educação; Aprender a ser, Aprender a viver e conviver juntos uns com os outros, no qual acredito ser bastante relevante em relação à formação integral que todos por direito deveriam receber durante processo de formação na educação básica.

Devemos ter a clareza que o ambiente escolar deve oferecer essas esta experiências ao indivíduo. A autora destaca a transição de um modelo estático para um paradigma dinâmico Esse novo paradigma é fundamentado pelos seguintes pressupostos: A realidade é global, sendo que tudo está relacionado a tudo, direta ou indiretamente, estabelecendo uma rede de fatos, circunstâncias e situações, intimamente interligadas.

A realidade é dinâmica, sendo construída socialmente, pela forma como as pessoas pensam, agem e interagem. O ambiente social e comportamento humano são dinâmicos e por isso, imprevisível, podendo ser e não plenamente controlados. O controle não pode diminuir o valor ou a qualidade nem impor limite a orientação educacional.

Garantir formação competente de seus alunos para que se tornem cidadãos participativos da sociedade é responsabilidade do governo e de entidade ao, ao mesmo tempo, autoritária e paternalista, sob a minha ótica penso ser negativo porque na minha percepção esse não é o papel do profissional da área da educação e muito menos governamental. Deveriam oferecer oportunidades para que nossos alunos possam aprender para compreender a vida, a sociedade e a si mesmos e um direito do cidadão e deveríamos perceber que a organização viva caracterizada por uma rede de relações de todos os elementos que nela atuam ou interferem.

É óbvio que tudo acontece dentro de um contexto de incerteza, ambigüidade, contradições, tensão, conflito e crise são vistos como elementos naturais de qualquer processo transformação, afinal na educação não existe receitas prontas e sim freqüentes desafios. A busca de realização e sucesso corresponde a um processo e não a uma meta. Não e realizações que devem, no entanto, ser continuamente buscados pela ação empreendedora.

A responsabilidade maior do dirigente é a criatividade o talento, a competência e energia humana, pela mobilização contínua para promover uma cultura organizacional orientada para resultados e desenvolvimento.

O diretor tem um papel importante perante a lei de direcionar as operações estabelecidas em órgãos centrais; responsável por repassar informações, controlar, supervisionar, "dirigir" o fazer escolar de acordo com as normas e diretrizes propostas pelo sistema de ensino. O gestor da dinâmica social, pois deve mobilizar articular e estar preparado para lidar com a diversidade para dar-lhe consistência e unidade; responsável por promover transformações de relações de poder, de práticas e da organização escolar. Portanto se diretor deve cumpridor pleno dessas obrigações, de modo a garantir que a escola não fuja ao estabelecido em âmbito central ou em hierarquia do sistema de ensino.

Perguntas similares