• Matéria: Geografia
  • Autor: JonathanCardMoretto
  • Perguntado 7 anos atrás

Frio ou quente; puro ou com açúcar; com álcool ou chocolate; de manhã ou no fim da tarde; na sobremesa ou depois do almoço, o café, essa paixão nacional, movimenta cafeterias especializadas que buscam trabalhar as potencialidades dessa bebida tão diversa e oferecer ao público as melhores experiências. A bebida, que combina com qualquer horário e refeição, tem seu dia internacional, que será celebrado em 1º de outubro. Nesse sentido, para ser considerado especial o café tem que ter uma série de atributos na qualidade que são pontuados numa escala internacional. ”Para que chegue a mesa do consumidor, as pessoas não têm ideia da dimensão, do trabalho e do cuidado que é preciso ter com o grão em toda a cadeia produtiva. Desde o plantio, a colheita, o cuidado de não misturar grãos verdes com grãos maduros, a questão do processamento, o despolpamento e a secagem do café. Porque tudo isso vai influenciar na sua bebida final”, destaca a barista Analice Pereira. Desse modo, para tomar aquele cafezinho, é necessário entender também a origem e o processo econômico que o possibilitou. O gráfico e a tabela abaixo demonstra a importação e a exportação do produto em escala mundial.

Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2019. (adaptado).

Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2019.

Ao analisar o excerto e o gráfico, considere as afirmações a seguir:

I. O gráfico apresenta o crescimento do café em escala mundial, a partir dos atributos de qualidade elencados no excerto pela barista Analice Pereira, como plantio,colheita, cuidado de não misturar grãos verdes com grãos maduros, a questão do processamento, o despolpamento e a secagem.

II. Entre 2016 e 2017, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking de países exportadores de café. Isso se deve também a participação do estado de São Paulo que historicamente é um dos maiores produtores do país.

III. Os anos de 2008 e 2009 registraram o mesmo número de importação e exportação, entretanto, apesar da crise de 2008, que surgiu nos Estados Unidos e afetou outros países, a produção de café manteve o mesmo ritmo.

IV. A União Europeia é o único bloco econômico que aparece na tabela de importação de café. Assim, no período que as informações foram geradas era composta por 28 países, porém, se desmembrarmos o bloco o resultado é alterado.

É correto apenas o que se afirma em:

Anexos:

Respostas

respondido por: Fernando9100
5

A afirmativa I está errada. Não é possível inferir a partir do gráfico que o crescimento do comércio mundial do café é devido à essas propriedades em específico.

A afirmativa II está correta. O Brasil é o maior exportador mundial de café, em grande parte graças ao Estado de São Paulo.

A afirmativa III está correta. A crise de 2008 não afetou significativamente o comércio mundial de café.

A afirmativa IV está correta. Caso a União Europeia fosse dividida nos seus 28 países, o ranking teria um formato diferente, possivelmente.

respondido por: mateusleocamargo
8

Resposta: Alternativa B , II e III

Explicação: já tá corrigida

Perguntas similares