• Matéria: História
  • Autor: moneandre100
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo Mendes (2011), todo professor de História deve saber algo que é fundamental para o exercício de sua profissão - a existência de diferentes interpretações de um mesmo processo ou acontecimento. Neste sentido, para a formação de um docente de História, é imprescindível que o mesmo conheça as diferentes análises que são construídas acerca de uma temática histórica, pois seus alunos precisam ter acesso às diferentes interpretações, para que, dessa forma, possam perceber as distintas maneiras de se ver a História e escolher livremente aquela interpretação que melhor condiz com seus interesses, afinidades políticas, econômicas e sociais e sua maneira de pensar. Neste âmbito, observamos distintas maneiras de conceber a colonização do Brasil ao longo da nossa História. Todavia, reconhecemos a relevância das interpretações realizadas pelo intelectual paulista Caio Prado Júnior (1907-1990) que ainda marca, de modo decisivo, os estudos históricos sobre a nossa colonização, sendo uma referência indispensável para a compreensão de nosso passado colonial e uma das análises mais divulgadas e discutidas no universo acadêmico.

Considerando sua importância historiográfica e tomando como base a leitura do texto “Sentido da Colonização”, presente na obra “Formação do Brasil Contemporâneo”, de autoria desse respeitável intelectual, e da Unidade V do livro da disciplina “Debates da Historiografia Brasileira acerca da colonização da América Portuguesa”, produza um texto dissertativo argumentativo abordando os seguintes itens:

A – As diferenças entre um sistema de colonização voltado para o povoamento e outro focado na exploração. Qual desses modelos podemos reconhecer no caso brasileiro? Justifique seu posicionamento.
B – Disserte sobre o “sentido da colonização” de que nos fala Caio Prado Júnior.

Respostas

respondido por: makmorales
3

a. É imensa a diferença entre o sistema de colonização voltado para o povoamento e o sistema focado na exploração, sendo que no Brasil ocorreu o modelo de exploração; os portugueses desejavam obter riquezas do Brasil e não torná-lo rico.

b. O “sentido da colonização” de que nos fala Caio Prado Júnior basicamente trata do objetivo daquele que colonizava; sendo que noc aso do povoamento, as pessoas buscavam uma nova morada e melhores condições de vida.

Abraços!

Perguntas similares