• Matéria: Química
  • Autor: eeeekokeoke
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma concentração de soluto glicosada deve ser aplicada em uma pessoa chegada a um pronto atendimento emergencial, acometida de um quadro de coma alcoólico, em razão da falência das funções hepáticas, logo após ter sido ministrado tal solução em sua corrente sanguínea, através de pulsão venosa começa a apresentar recuperação em velocidade moderada e de forma mais lenta suas funções hepáticas. Explique o por quê deste funcionamento e explique a possibilidade de óbito.

Respostas

respondido por: lasouza627
1

O coma alcoólico se dá pela incapacidade do fígado de fazer o metabolismo da glicose em um ambiente saturado de álcool. Mais detalhes sobre o processo são dados a seguir.

Explicação:

O fígado é o responsável por metabolizar o álcool e outras substâncias transformando-as em glicose, que é combustível usado no funcionamento das células.

Quando há uma ingestão de muito álcool, o fígado não consegue das conta de fazer o metabolismo de tanto álcool e a sintetização da glicose fica prejudicada, levando a uma intoxicação por álcool no organismo e, consequentemente, ao coma alcoólico pois, como o cérebro  precisa de muita glicose para trabalhar ele é um dos primeiros a serem afetados.

Como falta glicose no organismo, as funções celulares e, consequentemente, o funcionamento de vários órgãos ficam comprometidos e, se o nível de glicose no sangue não for restabelecido o quadro pode se agravar e levar a pessoa a óbito.

A aplicação de soluto glicosada visa a este restabelecimento e à gradual melhoria do quadro clínico do paciente.

Perguntas similares