Em 1983, a Assembleia Geral da ONU criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), com o objetivo de examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento, apresentar novas propostas e elaborar uma agenda global. Após a assembleia, foi emitido um documento pela CNUMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), no Rio de Janeiro, em 1992, em que se popularizou o conceito de desenvolvimento ambiental e foram assinados os documentos. Qual alternativa determina a agenda de compromissos?
a. Agenda 21.
b. Convenção sobre Biodiversidade e Convenção de Mudanças Climáticas.
c. Administração Sustentável das Florestas.
d. Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Respostas
Todos os documentos citados fazem parte da agenda de compromissos da Rio-92.
Explicação:
A alternativa correta é a letra e, pois todos os documentos citados foram produzidos durante a Rio-92 e fazem parte da agenda de compromissos do evento.
Resposta:
Alternativa E.
Explicação:
Esse movimento inicial culminou com a realização, em 1992, da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio‑92, conhecida também como Eco‑92, no Rio de Janeiro, cinco anos após o relatório da comissão ser finalizado. A discussão dos problemas ambientais foi apoiada e aceita mundialmente, sendo objetivo do documento final do encontro mundial, a Agenda 21, que traçava as diretrizes governamentais principais a serem adotadas, à época.
O documento final da Rio‑92, a Agenda 21, somou mais de 800 páginas divididas em 40 capítulos, apresentou uma nova forma de desenvolvimento, o sustentável, e o conceito de sustentabilidade mundial, que foi reforçado pela participação da sociedade, representada pelas organizações não governamentais (ONGs), que ao lado dos governos, passaram a contribuir de forma mais incisiva com a causa.
Nesse encontro foram assinados cinco documentos sobre o meio ambiente:
• Agenda 21.
• Convenção sobre a Biodiversidade (CBD).
• Convenção sobre Mudanças do Clima.
• Princípios para Administração Sustentável das Florestas.
• Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.