Respostas
Resposta:
Carioteca
A carioteca ou envelope nuclear é uma estrutura lipoproteica, formada por duas membranas unidas por filamentos de proteínas. Delimita o núcleo celular, distinguindo-o do restante da célula. Ao longo da carioteca, encontram-se os poros, através dos quais ocorrem trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma da célula.
Nucleoplasma
O nucleoplasma ou cariolinfa é o líquido viscoso, semelhante ao hialoplasma, que constitui o interior do núcleo. Nele se encontram diversas substâncias, como água, enzimas, nucleotídeos, moléculas energéticas etc.
Cromatina
A cromatina é o conjunto dos filamentos de ADN ou DNA presentes no núcleo celular. Cada cromatina é constituída por uma molécula de ADN associada a proteínas especiais.
O ADN, por sua vez, é composto por vários genes, responsáveis por uma atividade ou função biológica. Em determinado momento do ciclo de vida de uma célula, a cromatina sofre compactação, originando o cromossomo. Portanto, tanto cromatina quanto cromossomo são constituídos por ADN e proteínas específicas e se diferenciam apenas pelo seu estado morfológico: a cromatina está descondensada e o cromossomo, condensado.
Nucléolo
O nucléolo é uma estrutura densa e compacta, encontrada no interior do núcleo.
Formado por parte do material genético, por ácido ribonucleico (ARN) e por proteínas específicas, tem como função produzir continuamente as substâncias essenciais para a formação dos ribossomos, portanto considera-se o nucléolo um centro organizador dos ribossomos.
Explicação: