1)
“Nós estamos convencidos, portanto que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."
Por ocasião da assinatura de um tratado de paz, nos Estados Unidos, com Índios de seis nações, os governantes mandaram uma carta para os índios para que enviassem seus jovens para serem educados nas escolas dos brancos. A carta escrita acima é a resposta à proposta dos brancos. O que podemos pensar a respeito da proposta dos brancos e da resposta indígena, em relação à educação? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A boa iniciativa dos brancos foi rejeitada pelos índios porque estes são ignorantes e preferem viver longe da civilização.
b)
Ser guerreiro de nada serve hoje em dia, pois melhor seria que os índios tivessem aceito o convite.
c)
Não há uma maneira única de educação. A escola nem sempre é o melhor lugar para se aprender.
Alternativa assinalada
d)
Podemos pensar que embora as culturas sejam diversas o aprendizado indígena é inferior a educação do branco.
e)
A possibilidade dos brancos irem conviver com os índios para aprender seus costumes não serve como educação para os filhos de brancos.
2)
“Nesse processo permanente de aprendizagem, em muitos casos, não se estabelecem fronteiras muito rígidas entre o formal e o não-formal. Os currículos monoculturais do passado, voltados para si mesmos, etnocêntricos, desprezavam o “não formal” como “extra-escolar”, ao passo que os currículos interculturais de hoje reconhecem a informalidade como uma característica fundamental da educação. O currículo “intertranscultural” (Padilha, 2004) engloba todas as ações e relações da escola; engloba o conhecimento científico, os saberes da humanidade, os saberes das comunidades, a experiência imediata das pessoas e considera a educação como um processo sempre dinâmico, interativo, complexo e criativo”.
Pensando a partir do texto de Gadotti, assinale a alternativa que determine a relação entre a educação formal e a educação não formal.
Alternativas:
a)
A educação não-formal é aquela que acontece no seio da família, dos amigos, por isso ela não se relaciona com a educação formal por que esta última é detentora de um currículo monocultural.
b)
A educação não-formal é uma atividade educacional que se utiliza de saberes adquiridos nas experiências de vida, por isso tem como seu oposto a educação formal que é sistemática, organizada com conteúdos normatizados por leis.
c)
Educação não-formal é constituída da mesma maneira que a educação a educação formal, pois ambas são elaboradas a partir de conteúdos historicamente sistematizados.
Alternativa assinalada
d)
Graças a modificação do currículo da educação formal, hoje podemos dizer que ela não se distancia tanto da educação não-formal, pois passou a englobar não só o conhecimento científico, como também os saberes informais.
e)
A educação não-formal é uma educação que trabalha com grupos da população que são marginalizados e a educação formal trabalha com todos os tipos se sujeitos, isto é sem nenhum recorte social.
Respostas
Resposta:
Aap1 - Educação e Diversidade 2019
1 C
2 D
3 C
4 C
Explicação:
Corrigido pelo AVA
1 – C) Não há uma maneira única de educação. A escola nem sempre é o melhor lugar para se aprender.
Devido a assinatura de um tratado de paz, nos Estados Unidos, com índios de seis nações, foi enviada uma carta para que os índios enviassem seus jovens para serem educados em escolas de brancos, mas é preciso destacar que não existe uma única maneira de educação.
2 – D) Graças a modificação do currículo da educação formal, hoje podemos dizer que ela não se distancia tanto da educação não-formal, pois passou a englobar não só o conhecimento científico, como também os saberes informais.
Para Gadotti, a relação entre a educação formal e a educação não formal envolve a modificação do currículo, em que a educação formal apresenta distância da educação não-formal.
Bons estudos!