• Matéria: Pedagogia
  • Autor: emg2009
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
Para demonstrar o processo de ascensão da alma que levou Sócrates à condição de educador ideal, Platão faz uma narração no livro VII, o Mito da Caverna. Essa narrativa demonstra que o conhecimento pode levar à verdade e que há uma passagem do mundo sensível para o mundo inteligível. Sobre o "mito da caverna", analise as afirmativas:

I - A caverna, explica Sócrates a Glauco, é o mundo sensível onde vivemos. O fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros.



II - As sombras são as coisas sensíveis, que tomamos pelas verdadeiras, e as imagens ou sombras dessas sombras, criadas por artefatos fabricadores de ilusões.



III - O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do ser, isto é, o Bem. O retorno à caverna para convidar os outros a sair dela é o diálogo filosófico.



Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
I e III, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

Respostas

respondido por: patriciagc
20

Resposta:

e)  I, II e III.

CORRIGIDO PELO AVA

respondido por: rayllecn
7

De acordo com Mito da Caverna podemos dizer que as afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois :

Afirmativa I - verdadeira, pois a caverna compreende um mundo de ilusões, e não de essências. Assim, o fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira sobre o mundo sensível.

Afirmativa II - verdadeira, pois nesse caso as sombras consistem em uma representação simbólica da oposição que Platão descreve entre aparência e a essência

Afirmativa III - verdadeira, pois se considerarmos que o prisioneiro é alguém que viu as aparências como sendo apenas aparência. Assim, ele conseguiu se afastar delas e buscar a verdade do mundo, o que constitui o verdadeiro diálogo filosófico

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas similares
5 anos atrás