• Matéria: Filosofia
  • Autor: trabalhoizabela
  • Perguntado 7 anos atrás

Para demonstrar o processo de ascensão da alma que levou Sócrates à condição de educador ideal, Platão faz uma narração no livro VII, o Mito da Caverna. Essa narrativa demonstra que o conhecimento pode levar à verdade e que há uma passagem do mundo sensível para o mundo inteligível. Sobre o "mito da caverna", analise as afirmativas: I - A caverna, explica Sócrates a Glauco, é o mundo sensível onde vivemos. O fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros. II - As sombras são as coisas sensíveis, que tomamos pelas verdadeiras, e as imagens ou sombras dessas sombras, criadas por artefatos fabricadores de ilusões. III - O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do ser, isto é, o Bem. O retorno à caverna para convidar os outros a sair dela é o diálogo filosófico. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: ALINEBRITOWULFING
14

Resposta:

letra E) I,II e III

Explicação:


khrizddd: corretooo
respondido por: EduardoPLopes
11

I é verdadeira, já que a caverna é um mundo de ilusões, e não de essências, e está a disposição da apreciação que não é pautada pela reflexão.

II é verdadeira, sendo uma representação simbólica da oposição que Platão descreve entre aparência (captada pelos sentidos) e essência (intrinsecamente relacionada com a razão).

III é verdadeira, sendo o prisioneiro alguém que viu as aparências como meras aparências, se afastou delas e passou a buscar a verdade das coisas (ou seja, a agir como amante da sabedoria, um filósofo).

Perguntas similares