Respostas
01. bula inter coetera: do papa alexandre VI - 1493. concedeu à espanha as terras descobertas ou que se descobrissem a partir de um meridiano distante 100 léguas a ocidente de qualquer das ilhas de açores e cabo verde.
02. tratado de tordesilhas - 1494: anulando a bula Alexandrina, estabeleceu a divisão do globo terrestre em dois hemisférios por um meridiano localizado 370 léguas a oeste das ilhas de cabo verde.
03. convenção de saragoça - 1529: escritura da venda feita pelo rei da espanha ao de portugal da região onde se encontravam as ilhas molucas.
04. primeiro tratado de utrecht - 1713: firmado entre portugal e a frança para estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil. estas disposições serviram, quase dois séculos após, para defender a posição brasileira na questão do amapa.
05. segundo tratado de utrecht - 1715: firmado entre portugal e a espanha, restabelecendo a posse da colônia de sacramento para portugal.
06. tratado de madri - 1750: também entre portugal e a espanha, esbabeleceu os limites entre as colônias dos dois, na america do sul, respeitando a ocupação realmente exercida nos territórios e abandonando inteiramente a "linha de tordesilhas".
07. tratado do pardo - 1761: tornou nulas todas as disposições e feitos, decorrentes do tratado de madri.
08. tratado de santo ildefonso - 1777: ainda entre portugal e espanha. seguiu em linhas gerais os limites estabelecidos pelo tratado de madri, embora com prejuizo para portugal no extremo sul do brasil.
09. convenção (ou paz) de badajoz - 1801: estabelece as condições de paz na península ibérica. com isto tornou nulas, na prática, todas as disposições a respeito, entre estes dois países, permitindo a expansão da ocupação gaúcha até o rio uruguai.