Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. Essa proporção entre os lados e a semelhança entre as figuras garantem também a existência de uma propriedade envolvendo suas áreas. Para compreender melhor essa propriedade, é necessário relembrar o conceito de razão de semelhança.Suponha que as áreas de duas figuras sejam representadas por A1 e A2 e que essas figuras sejam semelhantes. Suponha também que L é a razão de semelhança entre as duas figuras, ou seja, L é o resultado da divisão entre dois lados correspondentes dessas duas figuras. Nessa hipótese, a razão entre a área das figuras será igual ao quadrado da razão de semelhança, o que pode ser representado matematicamente da seguinte forma: L squared equals A subscript 1 over A subscript 2 Fonte:Disponível emAcesso.04.Out.2017 Neste contexto, considere um triangulo com um dos catetos iguais a 180cm . Determine a distância até o seu vértice para que um segmento de reta perpendicular a este cateto divida a área deste triângulo em duas partes iguais. Agora, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
Respostas
respondido por:
37
Resposta:
A. 127,28cm
Explicação passo-a-passo:
Para a resolução da questão, devemos utilizar a semelhança de triângulos e considerar que a razão entre as áreas é de ½ e a razão entre os lados é de 1/√2.
Sendo assim, temos que:
x/180 = y/y√2
x = 180/√2
x = 127,28 cm.
A semelhança de triângulos consiste na comparação geométrica entre os lados proporcionais com os ângulos congruentes dos triângulos, sua utilização é para a descoberta de triângulos semelhantes.
respondido por:
7
Resposta:
127,28cm
Explicação passo a passo:
corrigido no AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás