A gestão por competência surge como uma resposta aos novos desafios da era do conhecimento e da globalização. Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilitem o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência. Assim, adquire importância fundamental nas organizações uma vez que desempenha o papel de atrair, desenvolver e manter competências que gerem recursos humanos que realizem os objetivos organizacionais. O ciclo básico da gestão por competências engloba mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento das competências. Atributos como agilidade, flexibilidade, formação generalista, capacidade de lidar com a diversidade, inteligência prática, maturidade emocional, autodesenvolvimento, proatividade, têm sido cada vez mais valorizados e desenvolvidos nos indivíduos com o objetivo de atender às necessidades das organizações na solução de problemas e na inovação.
Fonte: CARBONE, P. P.; BRANDAO, H. P.; LEITE, J. B. D.; VILHENA, R. M.P. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.
A partir da leitura do texto, assinale qual a opção correta sobre gestão por competências nas organizações.
Escolha uma:
a. A valorização de múltiplas competências nas organizações não requer o uso constante de metodologias de avaliação e monitoramento do potencial humano e do desempenho técnico e comportamental, pois a competência é analisada apenas na fase de recrutamento e seleção.
b. Na fase de desenvolvimento da gestão por competência, identificam-se as competências necessárias para garantir a competitividade da empresa e a adequação do perfil dos funcionários ao perfil exigido pelos cargos/funções.
c. Com a competitividade vivenciada atualmente, as empresas precisam selecionar pessoas qualificadas, que estejam aptas a acompanhar a evolução do mercado. As empresas, entretanto, não enfrentam dificuldades para preencher suas vagas talentos com base na gestão por competência.
d.
Um modelo de gestão de pessoas eficaz precisa alinhar competências organizacionais e humanas para proporcionar ao profissional envolvido melhoria de seu desempenho e consequentemente melhoria do desempenho organizacional.
e. Com a crescente competitividade e globalização das atividades, a gestão por competências surge como uma área oposta à gestão de pessoas.
Respostas
A alternativa B) é a correta.
É difícil preencher vagas que precisam de competências muito especificas.
A gestão de competência só é possível de ser feita quando se tem em mente quais são as competências que a organização precisa para ser competitiva, e o mapeamento de competências faz isso.
Essa competência só é possível ser praticada quando se está no mercado de trabalho, já que na faculdade, ainda não houve a diplomação, e o estudante ainda não é um profissional formado, e sim um estudante de determinada área, e só é possível praticar os custos da profissão quando se exerce ela.
Resposta:
Letra D - Correta
Explicação:
Um modelo de gestão de pessoas eficaz precisa alinhar competências organizacionais e humanas para proporcionar ao profissional envolvido melhoria de seu desempenho e consequentemente melhoria do desempenho organizacional.