• Matéria: História
  • Autor: tatacamileazemozzo9q
  • Perguntado 7 anos atrás

“A renúncia de Jânio aumentou a situação de instabilidade. Goulart estava na China e a Constituição era objetiva: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram à posse, viam nele uma ameaça. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, ainda tentou liderar a campanha da legalidade que exigia a posse de Goulart, clamando que a população a saísse às ruas para defender a democracia.”

A partir deste contexto, o congresso brasileiro interviu na situação, propondo o (a):

A)governo provisório, criado após situações revolucionarias e/ou de emergência, visando saltar a crise.

B)parlamentarismo, o presidente tomara posse, mas grande parte do seu poder se deslocaria para o primeiro-ministro.

C)totalitarismo, no qual o Estado passa a estar no controle de uma única pessoa, não reconhece limites à sua autoridade.

D)presidencialismo, em que a chefia do governo é prerrogativa do presidente que escolhe seus ministros.

E)monarquia constitucional, que reconhece o rei eleito, mas há uma constituição que limita os poderes do monarca.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa B.

No período houve um breve experimento na política nacional com o modelo parlamentarista, com o Congresso, na prática, se impondo ao Presidente (que tinha apoio de parte da população, mas era fortemente antagonizada pelos setores mais conservadores) da República.

Este modelo, contudo, que pretendia se apresentar como uma solução de compromissos entre os dois principais grupos político-ideológicos nacionais, não conseguiu manter a Democracia., que foi derrubada com o Golpe de 1964.

respondido por: yunnaxx
0

Resposta:

B) parlamentarismo, o presidente tomara posse, mas grande parte do seu poder se deslocaria para o primeiro-ministro.

Explicação:

Com a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, João Goulart deveria assumir o governo. Mas partidos da oposição, como a UDN e os militares tentaram impedir a sua posse. Nesta ocasião, Jango, que era tido como simpatizante do comunismo, estava em visita oficial à China. A solução encontrada pelo Congresso Nacional foi instaurar o sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado. Ele indica, mas pouco interfere nas ações dos Ministros.

se quiser me dar mais que um obg: http://vaka.me/1504677

Perguntas similares