Durante a gestação, o corpo passa por inúmeras mudanças, inclusive na estrutura corporal da mulher. Desta forma, o acompanhamento do estado nutricional é fundamental para uma assistência adequada, principalmente o acompanhamento de ganho de peso durante a gestação pois, se este for insuficiente, assim como o excesso, podem acarretar riscos para a mãe e para o bebê. As medidas mais citadas em estudos populacionais de investigação antropométrica foram peso, estatura, CB e DCT, entretanto o IMC e o ganho de peso são indispensáveis para estabelecer o diagnóstico nutricional em gestantes. Para iniciar este acompanhamento é utilizado o peso pré-gestacional, porém, se não for possível obter essa informação, é utilizado o peso no primeiro trimestre como se fosse o pré-gestacional. A partir disso, podemos calcular seu IMC para um diagnóstico nutricional inicial e com isso, fazer o cálculo de ganho de peso.
Baseado nisso, qual deve ser a recomendação de ganho de peso total de uma gestante de 33 anos que está na 10º semana de gestação e atualmente está com 85 Kg e tem 165 cm de estatura?
Escolha uma:
a.
12,5 - 18 Kg.
b.
7,0 - 11,5 Kg.
c.
11,5 - 16 Kg.
d.
7,0 Kg. Correto *CORRIGIDO PELO AVA*
e.
5,0 Kg.
Respostas
respondido por:
0
Podemos afirmar que uma gestante de 33 anos que está na 10º semana de gestação e atualmente está com 85 Kg e tem 165 cm de estatura, deverá engordar até: d. 7,0 Kg.
Sabe-se que esses quilos extras podem ser distribuídos assim:
- o bebê nasce pesando aproximadamente 3,5 kg;
- o útero sofre um aumento significativo, passando a pesar entre 900 g a 1,2 kg a mais;
- a placenta pesa cerca de 700 g ao final da gravidez
- os seios ficam maiores, podendo cerca de 400 g;
- há aumento do volume de sangue em circulação no corpo;
- o organismo acumula mais líquidos;
- o corpo armazena em média 4 kg de gordura para garantir energia na fase da amamentação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás