• Matéria: Pedagogia
  • Autor: laercio031
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando que a Educação Infantil recebeu um destaque na nova LDB. Veja como ela é tratada nos seguintes artigos:

Seção II, do Capítulo II (Da Educação Básica), nos seguintes termos:

Art. 29 A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 30 A educação infantil será oferecida em:

I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré-escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31 Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

Elas reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.

A partir do exposto nos artigos 29, 30 e 31 da Lei de Diretrizes e Bases e da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos:

destaque qual a relação existente entre as concepções de criança, de currículo e da proposta pedagógica defendidas nestes documentos oficiais para o trabalho pedagógico a ser realizado na educação Infantil;

destaque os princípios a serem considerados para a organização dos espaços de recreação lúdico pedagógica, com especial atenção à organização das brinquedotecas;

analise como se fundamenta a organização do trabalho pedagógico a ser realizado nas brinquedotecas, descrevendo quais aspectos precisam ser considerados na atuação do pedagogo nestes espaços tendo em vista, a fundamentação teórico-metodológica apresentada ao longo da disciplina Recreação Lúdico-Pedagógica.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

O caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto, por isso, a alternativa que fala do brincar é a correta.

Para ser mais exato, é importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.

Perguntas similares