Respostas
Resposta:
Colonização e História da América do Sul
Antes da chegada dos espanhóis e portugueses, varias nações indígenas viviam na América do Sul, com destaque para os astecas, no território espanhol, e as várias culturas tupis na porção portuguesa.
Posteriormente, com a expansão ultramarina e o Tratado de Tordesilhas, divide-se o território entre os dois reinos ibéricos, na América do Sul a colonização concentrou-se nas áreas litorâneas (ocidental-pacífica para Castela e a oriental-atlântica para Portugal).
Assim, enquanto os espanhóis investiram no Prata, no Caribe e nos Andes, os portugueses se instalaram principalmente no litoral atlântico e praticaram o extrativismo de pau-brasil e, posteriormente, na plantação de cana-de-açúcar.
Por outro lado, a colonização ibérica também trouxe o proselitismo religioso, com a fundação de missões católicas (especialmente jesuítas) para conversão dos nativos. Vale notar que, a partir de 1580, com a União da Coroas Ibéricas, extingue na prática as fronteiras das zonas de colonização na América do Sul e os portugueses irão penetrar ainda mais no território espanhol.