4)A ética pode ser explicada como um marco geral que indica aquilo que é comumente descrito como a ‘ciência da moralidade”, seu significado derivado do grego, quer dizer ‘Casa da Alma’, isto é, apropriado de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo incondicional.
Em se tratando das questões éticas , avalie as afirmações a seguir:
I-Sobre a universalidade dos princípios éticos versus a “ética de situação”; o que está certo depende das circunstâncias e não de uma lei qualquer geral.
II- A ética é o julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa e, tal qual as leis, está relacionada com o sentimento de justiça individual.
III- A ética é basicamente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, sempre será normativa, característica essa, exclusiva do seu objeto de estudo, que é a idoneidade.
IV- Ser ético é fazer algo que beneficie e, no mínimo, não prejudique o “outro” ,a ética é um saber escolher entre o bem e o mal levando em conta o interesse da maioria da sociedade.
V- O homem é, essencialmente, razão. E é na razão que se devem, portanto, fundamentar as normas e costumes morais.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e III
B) II e V
C) III e IV
D) I, IV e V
E) I, II e IV
Respostas
Resposta:
creio que é a alternativa E, NÃO SEI AO CERTO
Explicação:
MAS ISSO PODE AJUDAR
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
DISPONIVEL EM: SIGNIFICADOSCOMBR
Ética de situação: é aquela que diz que nada é intrinsecamente certo ou errado, mas deve ser julgado no contexto pelo impulso do momento”. Fonte: Cf. Time Magazine (22 de abril de 1966), citado por W. K. C. Guthrie, Os sofistas,Paulus, São Paulo: 1995, p. 61. POR OSORIOBARBOSACOM