• Matéria: Filosofia
  • Autor: juuuuu16
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém me ajuda a faze uma conclusão sobre a Grécia antiga!!!!!!!!!!

Respostas

respondido por: geolima12
0

Explicação:

O povoamento da Grécia, começou a partir da chegada de povos de origem ariana à ilha de Creta ao sul da Grécia. Tal povo fundou a cidade de Cnossos, formando o primeiro grande império marítimo que se tem notícia.

A Grécia Antiga compreende o período do século XX ao século XV a.C. Esse período da história grega foi de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas áreas: ciências, astronomia, agricultura, mitologia, filosofia, entre outras.

respondido por: victormarquess
0
Claro! Vou apontar alguns fatos interessantes sobre a Grécia que podem te ajudar a escrever algo seu e abaixo vou explicar um pouco mais. Sugiro que leia e tente escrever algo que mais te interessar, as contribuições são muitas na época, mas cada interpretação tem uma mais importante.

Fatos:

- Surgimento da Filosofia
- Diversidade Política entre Atenas e Esparta
- Legado da Democracia
- Ideia de República
- Produções artísticas, com contribuições de regiões além da Europa como o Egito
- Monumentos arquitetônicos
- Permanência das produções da época ao longo da história como nos impérios antigos, no renascimento e até na contemporaneidade.
- Olimpíadas de base religiosa


A Grécia Antiga pode ser compreendida resumidamente como o “berço da filosofia ocidental” e é importante ressaltar esse fato pelas contribuições intelectuais sob vários aspectos que a época deixou que influenciam diversas correntes de pensamento e produções até hoje.

Para entender melhor vou fazer uma breve recapitulação sobre as condições que a região(não é possível admitir a ideia de país ainda) possibilitava para a construção desses pensamentos:

Primeiramente, diante do contexto geográfico, as cidades-estados gregas, por serem relativamente distanciadas em sua totalidade espacial, divergiam em alguns aspectos próprios de cada cidade, mas ainda sim essas diferenças não são suficientes para considera-las regiões muito distintas entre si, apenas Esparta que tinha uma tradição militarizada específica saia do padrão da época, no mais Atenas é tida como exemplar para todas as demais cidades e todas elas tem origem de povos que migraram do norte da Europa. Logo, considerar a região das ilhas em uma região que futuramente viria a gerar o país não é muito complexo, a unidade que vou utilizar a partir de agora é só um modo de simplificar como entende-se a Grécia Antiga.

Em segundo, a partir de alguns conflitos que a região passou sob ameaça de perda territorial, as cidades formaram uniões militares contra Persas para defender a hegemonia de toda a extensão da Grécia. No entanto, após a vitoria, liderada por Esparta e Atenas, Atenas entra em uma situação de prosperidade muito alta e chega a produzir todas as construções arquitetônicas reconhecidas, deliberar diversos incentivos para a produção intelectual e propiciar o surgimento da vindoura democracia, que será um dos marcos mais importantes do período(atente-se aqui para focar na sua conclusão, esse fato é um dos mais marcantes se não o mais desse tema inteiro). Mas com a crescente prosperidade de Atenas há um surgimento de ameaça de poder na região, o que leva a novos conflitos que resultarão na queda da Grécia Antiga como conhecemos. Daí surge um império vizinho que conquista a região e utiliza de todas as produções realizadas nesse período para disseminar ao longo do mundo conhecido e essas produções permanecem sendo estudadas, disseminadas, reformuladas e protegidas.

Agora reflita sobre o impacto de todas as produções da época na listagem abaixo:

Pitágoras: Esse filósofo foi o pensador que propôs relações geométricas na natureza e desenvolveu bases para a matemática que futuramente seria reformulada como conhecemos hoje.

Demócrito: Esse filósofo sugeriu uma ideia de natureza baseada em átomos. Ainda que não fosse o que conhecemos por átomo hoje, sua suposição foi um passo muito interessante para o que entendemos como química.

Sócrates: Como um marco divisor na época, o pensador foi um estudioso que propôs uma linha de pensamento em assumir que a ignorância não deveria der compreendida como algo pejorativo, mas um fato que deveria ser constantemente superado para a busca da verdade.

Arte Grega: As construções de templos, as esculturas ressaltando músculos nos corpos gregos e os adornos produzidos em suas obras foram uma arte deixada de lado por um bom tempo e resgatada futuramente no renascimento cultural, o que novamente condiz com o que disse acima sobre as produções da Grécia Antiga perdurarem na história.

Literatura: A literatura também foi muito importante para as produções futuras, nesse período da história, no início da Grécia Antiga, temos Homero produzindo suas obras importantíssimas Illiada e Odisseia.
Perguntas similares