1)
No que tange à atuação do professor em classe hospitalar ou no atendimento pedagógico domiciliar, este deverá estar capacitado para trabalhar com a diversidade humana e diferentes vivências culturais.
(BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC: SEESP, 2002.).
Sobre a atuação do professor em classe hospitalar ou no atendimento pedagógico domiciliar, analise as afirmativas a seguir:
I - Deve identificar as necessidades educacionais especiais do educando, definir e implantar estratégias de flexibilização e adaptações curriculares.
II - Deve aplicar apenas as atividades elaboradas pelo professor regente da sala regular, com a ampliação do tempo para a sua realização.
III - Deve propor procedimentos didático-pedagógicos e práticas alternativas necessárias ao processo ensino-aprendizagem dos alunos.
IV - Deve ter disponibilidade para o assessoramento às escolas quanto à inclusão dos educandos que estiverem afastados do sistema educacional, seja no seu retorno, seja para o seu ingresso.
V - Deve restringir-se à aplicação das provas aos alunos em afastamento do ensino regular, garantindo que atinjam as médias para aprovação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas II, IV e V.
b)
apenas IV e V.
c)
apenas I, III e IV.
d)
apenas I e IV.
e)
apenas II, III e V.
2)
No histórico de lutas dos movimentos sociais em prol da educação do campo ou educação rural, podemos destacar a "1ª Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo" realizada em 1998, em Luziânia, e o "Seminário Nacional por uma Educação do Campo", da Universidade de Brasília (UNB), que resultou na construção de um caderno com destaque de um texto: "Por uma Educação do Campo: Declaração de 2002". Diante deste contexto de lutas, a educação do campo foi regulamentada pela Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
(BRASIL. Ministério da Educação/CNE. Diretrizes Operacionais para a educação básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002. Adaptado.)
Sobre o disposto no art. 2°das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, leia o excerto abaixo e complete as lacunas:
A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na ____________ e saberes próprios dos estudantes, na memória ____________ que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade ____________ da vida coletiva no país .
(BRASIL. Ministério da Educação/CNE. Diretrizes Operacionais para a educação básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002. Adaptado.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
temporalidade / privada / total.
b)
simplicidade / singular / social.
c)
temporalidade / coletiva / social.
d)
bonança / individual / social.
e)
serenidade / coletiva / total.
3)
De acordo com o documento Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações, elaborado em consonância com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, "na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde ou de assistência psicossocial, as pessoas necessitam de formas alternativas de organização e oferta de ensino de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde, tal como definidos na Lei e demandados pelo direito à vida em sociedade!".
(BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC: SEESP, 2002.p. 11).
Sobre o atendimento de pessoas impossibilitadas de frequentar a escola, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Cumpre às classes hospitalares e ao atendimento pedagógico domiciliar elaborar estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e de construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos.
( ) É necessário garantir a manutenção do vínculo com as escolas por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, favorecendo seu ingresso, retorno ou adequada integração ao seu grupo escolar correspondente, como parte do direito de atenção integral.
( ) O atendimento educacional hospitalar e o atendimento pedagógico domiciliar devem estar vinculados aos sistemas de educação como uma unidade de trabalho pedagógico das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, como também às direções clínicas dos sistemas e serviços de saúde em que se localizam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – F.
b)
V – V – V.
c)
V – F – V.
d)
F – V – V.
e)
F – F – V.
Respostas
Resposta:
AV2 /resp 1c 2c 3b 4c 5b seminário interdisciplinar tópico especiais ||
1 - c) apenas I, III e IV.
A atuação do professor em classe hospitalar ou no atendimentos pedagógico domiciliar deve envolver a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos, além da definição e da implantação de metodologias pedagógicas.
2 - c) temporalidade / coletiva / social.
A identidade da escola do campo ancora-se na temporalidade e nos saberes dos estudantes, na memória coletiva e na sinalização do futuro.
3 - b) V – V – V.
Considerando o atendimento de pessoas impossibilitadas de frequentar a escola, é obrigação das classes hospitalares a elaboração de estratégias e de orientações que possibilitem o acompanhamento pedagógico-educacional.
Bons estudos!