Ensino médio (secundário) História 5+3 pts
TEXTO NA FOTO: Patrocínio e Isabel
• A imagem acima, publicada no jornal O Mequetrefe de maio de 1888, mostra o jornalista e abolicionista radical José do Patrocínio em posição de adoração aos pés da princesa Isabel. Em grupo, discutam e façam o que se pede:
a) Que mensagem a caricatura do jornal O Mequetrefe quis passar?
b) O republicano Silva Jardim acusou José do Patrocínio de ser um "traidor da raça, do partido e da pátria". Relacione essa declaração com a imagem.
c) Avaliem, com base nas informações do texto acima: José do Patrocínio foi um traidor dos republicanos?
d) Que outro personagem histórico estudado anteriormente pode ser comparado a Patrocínio, no que se refere a apoiar um sistema de governo com o qual não concordava em função de um ideal maior?
Respostas
A é falsa. Os partidos políticos brasileiros, embora apresentassem problemas, tinham em seus quadros pessoas preparadas e dotadas de ideias e projetos próprios.
B é verdadeira. No Brasil, o Primeiro-Ministro (em teoria, o maior representante do Legislativo) era apontado pelo Imperador (que, estrategicamente, alternava entre Primeiros-Ministros Liberais e Conservadores, de modo a não permitir o fortalecimento de nenhum dos partidos).
C é falsa, sendo Dom Pedro II, na medida do possível, um "Imperador Liberal", que reconhecia liberdades políticas relativas no país.
D é falsa. O Ato Adicional, promulgado em 1834, já havia a muito sido substituído no contexto do fim do Segundo Reinado.
E é falsa. O Conselho de Estado se intrometia nas atribuições do Legislativo, e não do Judiciário.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/11963#readmore
a) A imagem que o jornal quis passar foi o de que José do Patrocínio idolatrava a princesa Isabel por ela ter assinado a Lei Áurea que abolia a escravatura no Brasil.
b) A acusação feita a José do Patrocínio está relacionada à raça porque ele era negro, mas mantinha uma adoração por uma princesa de origem branca e está relacionado ao partido porque seu partido que era republicano, enquanto a princesa era uma representante da monarquia.
E da pátria, porque a princesa era descendente da monarquia portuguesa que para os republicanos não representava os reais interesses dos brasileiros.
c) José do Patrocínio apresentou um comportamento diferente dos discursos que defendia. O jornalista era declaradamente republicano e contra a monarquia.
Após a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, passou a defender a continuidade do regime monárquico, com a princesa sendo a nova monarca do Brasil, indo contrário às ideias de regime republicano que sempre defendeu.
d) Outro personagem histórico que pode ser comparado à José do Patrocínio é André Rebouças, que embora também era um abolicionista negro, estava ligado à monarquia, trabalhando em obras de engenharia para o império, sendo também um amigo pessoal de D. Pedro II, da princesa Isabel e do Conde d’Eu.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/19536896