[URSS] Fala pessoinhas da História, preciso de um documentário, artigo ou de um livro em que conte os aspectos econômicos, políticos, sociais da formação da região da URSS, desde o início e seu fim é claro, obrigado!!
Respostas
Resposta:
Olá; Boa noite
Explicação:
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), criada em 1922, instituiu o socialismo como regime político-econômico pela primeira vez em um país.
De uma nação agrícola, no começo do século XX, transformou-se em uma potência capaz de rivalizar por décadas com os Estados Unidos, durante o período geopolítico da Guerra Fria, caracterizado pela Ordem Mundial Bipolar, que se extinguiu em 1991.
A União Soviética possuía um território de 22,4 milhões de quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 280 milhões de habitantes. Seu território estendia-se da Europa Oriental até o extremo leste da Ásia, abrangendo paisagens naturais muito contrastantes, como a fria Sibéria e as regiões desérticas do sul.
A estrutura da União Soviética consistia na união de 15 repúblicas sob um governo central – o Conselho Soviete Supremo. A propriedade público-estatal dos bens de produção (terras, por exemplo) foi implementada e uma ampla reforma política foi colocada em prática, buscando uma centralização político-partidária (“a ditadura do proletariado”).
Formação territorial
No começo do século XX, a Rússia enfrentava uma grave crise socioeconômica, apresentando grande desigualdade entre os camponeses que enfrentavam a fome e a nobreza, proprietária de grandes extensões de terras, aliada do monarca – czar Nicolau II, que governava com poderes absolutos. Nessa época, a Rússia iniciava o processo industrial e a vida dos operários era árdua, diante das condições precárias de trabalho, o que propiciou ideais revolucionários.
Por conta disso, aumentou a repressão às organizações revolucionárias, populistas e do Partido Social-democrata, de orientação marxista. Em 1905, uma revolução foi sufocada. A Rússia enfrentou a Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914) e, em 1917, a Revolução Bolchevique, liderada por Lênin, levou à queda de Nicolau II.
Em 1922, uma nova Constituição criava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), composta por Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia e as repúblicas da Ásia Central. Vladimir Lênin tornou-se líder do primeiro país socialista da história.
Para reerguer a nação arrasada pela guerra civil e pela fome foi instituída a NEP – Nova Política Econômica – baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais, com iniciativas privadas, a fim de reaquecer a economia com o capitalismo para posterior ampliação das ações socialistas, diante do que Lênin afirmava: “Um passo atrás para dar dois à frente.”
Com a morte de Lenin em 1924, a URSS passou a enfrentar uma intensa disputa pelo poder entre Stalin, o qual defendia que o socialismo deveria se firmar primeiramente na Rússia, e Trotsky, o qual afirmava que os exércitos russos deveriam propagar imediatamente a revolução comunista pelo mundo, a Revolução Permanente. Derrotado, Trotsky foi expulso do país em 1929. Por ordem de Stalin, foi assassinado em 1940, no México, por Ramón Mercader – que jamais assumiu ter agido a mando de Stalin.
Países que fizeram parte da União Soviética.
Esse é apenas um artigo, como vc pode ver n é pouca coisa. Sugiro vc olhar um filme sobre e buscar fazer um resumo do q entendeu em tópicos.
Espero ter ajudado.