A estrutura de alíquotas constitui um dos fatores que determinam o impacto dos tributos sobre os preços e o nível da atividade econômica. Um impostos proporcional sobre a renda seria neutro do pronto de vista do controle da demanda agregada, pois a renda total, a renda disponível e os gastos em consumo cresceriam às mesmas taxas. VASCONCELLOS, Marco Antonio S.; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2005. Sobre a curva de Laffer, analise as afirmativas abaixo. I. A curva de Laffer mostra a relação entre o total de arrecadação tributária e a taxa de impostos. II. Quando a alíquota é relativamente baixa, estabelece-se um relação direta entre ela e a arrecadação. III. A partir de determinado nível da alíquota, qualquer elevação resultará em um redução da arrecadação global, de um lado, à evasão fiscal e, de outro, ao desestímulo provocado sobre os negócios em geral. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas, Alternativa 3: I e III, apenas, Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
I e III, apenas,
Explicação:
A curva mostra o quanto é arrecadado com determinada taxa de imposto.
Se o tributo for superior que o Tmax a arrecadação começara a cair.
Mais explicação na página 108
Resposta:
Alternativa 5: I, II e III
Explicação:
I. A curva de Laffer mostra a relação entre o total de arrecadação tributária e a taxa de impostos: verdadeiro; mostra a arrecadação para diferentes níveis da taxa de tributação.
II. Quando a alíquota é relativamente baixa, estabelece-se um relação direta entre ela e a arrecadação: verdadeiro; para valores da alíquota abaixo da taxa de arrecadação máxima, um acréscimo na alíquota implica em um aumento da arrecadação; vide "Apostila de Economia", do Prof. José Aurélio Vilas Boas, p. 74.
III. A partir de determinado nível da alíquota, qualquer elevação resultará em um redução da arrecadação global, de um lado, à evasão fiscal e, de outro, ao desestímulo provocado sobre os negócios em geral: verdadeiro; há um valor alíquota em que a arrecadação é máxima, passando a ser descendente para valores crescentes da alíquota.