Para resolver este desafio, leia atentamente o relato a seguir:
Sônia, uma jovem recém-contratada como treinadora de basquete em uma escola particular, havia, há pouco, concluído sua formação em Educação Física. Esportista vitoriosa em todas as temporadas de basquete colegial que disputara, Sônia estava certa de que seu sucesso como jogadora era, em grande parte, devido ao programa de treinamento utilizado por seu treinador. Agora, dentro de um prazo de três meses, uma nova temporada de jogos se iniciaria para suas alunas, e o tal programa de treinamento, que fez dela uma excelente competidora, ainda era utilizado por muitos treinadores nas escolas do Estado. Sônia sentia que seu aprendizado sobre a prática do basquete em sua graduação em Educação Física havia deixado a desejar. Por isso, ela se apoiava em sua sua experiência vitoriosa, para treinar sua primeira turma com a mesma rotina com que fora treinada na adolescência.
O experimento realizado pelo autor-treinador e apresentado na segunda parte de seu texto, parecia menos complexo que os descritos na primeira parte sob forma de revisão de literatura. Ele havia tomado as medições, no início e no final da temporada de basquete, do consumo máximo de oxigênio e de outros índices fisiológicos tais como a frequência cardíaca e a pressão sanguínea de cada uma das alunas, comparando depois os índices dos grupos. Os resultados tinham sido dispostos em tabelas e gráficos. Mesmo sem entendê-los muito, Sônia acreditava que o autor tinha plena consciência de que aquele era o melhor modo de apresentá-los. Todavia, para o espanto de Sônia, o autor afirmava que não havia encontrado aumentos significativos na comparação dos valores cardiorrespiratórios, dos exames pré e pós-temporada, em nenhum dos grupos. Uma informação adicional apresentada no artigo dava conta ainda do desempenho esportivo das alunas ao final do experimento: as jogadoras não haviam se saído bem nos principais jogos da temporada.
Naquele momento, o que intrigava Sônia era o fato de que um esporte vigoroso como o basquete deveria melhorar significativamente as respostas dos testes das jogadoras, sobretudo em comparação ao grupo de meninas que não jogaram basquete durante aquela temporada. A treinadora sabia, por experiência própria, que o aumento nas respostas dos testes das jogadoras era uma das chaves para o sucesso do time nas temporadas subsequentes, pois alunas com melhores respostas cardiorrespiratórias tinham mais chances de ganhar um campeonato com jogadoras de diferentes escolas. Alguma coisa estava errada, ela pensou, mas não conseguia entender o quê, e por isso avançou na sua leitura.
O autor do artigo admitia, até certo ponto, que considerava o número de sujeitos avaliados reduzido, mas concluiu, diante das evidências coletadas que, ao contrário de suas expectativas, o programa de treinamento utilizado por ele durante aquela temporada não havia sido vigoroso o suficiente para induzir melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória das jogadoras. Diante disso, o autor sugeria que o principal programa de treinamento utilizado pelas escolas do Estado deveria ser substituído. Isso preocupou muito Sônia, pois as rotinas gerais de treinamento utilizadas no estudo eram similares ao programa seguido por ela! Além disso, faltavam apenas alguns meses para o início da temporada de jogos, e Sônia se perguntava agora sobre o que deveria ser feito para garantir o melhor resultado de suas alunas nas disputas vindouras.
A professora tinha consciência de que não deveria ignorar sua experiência passada como esportista vitoriosa que foi. Por outro lado, a ideia de um embasamento científico para respaldar sua atuação como profissional recém-contratada pareceu-lhe bastante interessante, porém, seria bem apropriado que Sônia discernisse seus próximos passos, a começar com algumas considerações que deveriam ser feitas sobre o tal artigo lido.
Diante do contexto apresentado, você deverá redigir um texto elencando que considerações devem ser feitas pela treinadora, com relação ao artigo lido por ela, e que atitudes ela poderá tomar para pautar cientificamente suas decisões em seu primeiro desafio profissional.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Como resposta esperada ao desafio proposto deverão ser elencadas as considerações críticas em relação ao artigo e às ações que cabem à treinadora, em sua tarefa de encontrar uma saída adequada ao dilema em que a mesma se encontra.
Alguns argumentos que implicam a resolução do desafio são:
- a treinadora não deve descartar sua experiência pessoal, uma vez que é por meio desta que algumas dúvidas sobre as conclusões do artigo surgem. Nesse contexto, o argumento que considera que o artigo foi encontrado na Internet e que, por isso, se deve verificar a confiabilidade dos resultados é importante, pois leva em questão a importância da checagem das fontes.
- a treinadora deve ser capaz de fazer uma crítica à eficiência do método utilizado na medição (número de vezes, cuidados e circunstâncias das aferições), uma vez que a bibliografia apresentada na introdução do artigo descrevia planejamentos mais elaborados. Uma ação positiva consiste em buscar pelos artigos citados na revisão de literatura do texto. bem como encontrar outros estudos envolvendo a questão "efeitos de esporte nas respostas cardiorrespiratórias de adolescentes", para encontrar mais elementos na literatura que sirvam de embasamento científico para as decisões da treinadora, em relação ao programa de treinamento a ser adotado.
- o tamanho da amostra estudada pode ser um ponto a ser levantado na resposta ao desafio. Existe provavelmente uma generalização na conclusão do autor do artigo, que toma seus resultados como sendo aplicáveis a outros contextos. É provável, dada a natureza dos experimentos, que os resultados encontrados pelo autor do artigo indiquem falhas ou de metodologia ou da maneira de executar o programa de treinamento. Uma alternativa para sanar esse tipo de dúvida seria a realização do experimento em alunas treinadas em outros programas ou por outros instrutores.
Por fim, as respostas a este desafio podem ainda considerar a possibilidade de que a treinadora organize um experimento. Não obstantes as possíveis inviabilidades da ação ou o fato de que uma revisão de literatura de pesquisas já feitas seja suficiente, tal sugestão pode demonstrar uma valorização de atitudes proativas que vão ao encontro dos ideais de pesquisa-ação e do professor-pesquisador
Explicação:
Resposta:
Alguns argumentos que posso indicar como solução são:
- a treinadora não deve descartar sua experiência pessoal, uma vez que é por meio desta que algumas dúvidas sobre as conclusões do artigo surgem. Nesse contexto, o argumento que considera que o artigo foi encontrado na Internet e que, por isso, se deve verificar a confiabilidade dos resultados é importante, pois leva em questão a importância da checagem das fontes.
- podendo-se pensar então na consideração de um experimento por parte da treinadora, mesmo que inviável como revisão de toda uma literatura de pesquisas já realizadas, mas da organização de um novo experimento, para demonstrar uma valorização de atitudes proativas que vão ao encontro de forma pró-ativa à pesquisa-ação e do professor-pesquisador.
-Assim uma alternativa seria a realização do experimento em alunas treinadas em outros programas ou por outros instrutores.
- Dando base a uma possível crítica à eficiência do método utilizado na medição (número de vezes, cuidados e circunstâncias das aferições). Sendo assim, que uma ação positiva consiste em encontrar outros estudos envolvendo a questão "efeitos de esporte nas respostas cardiorrespiratórias de adolescentes, para as decisões da treinadora, em relação ao programa de treinamento a ser adotado.
Explicação: