A partir de 2007, com o advento da Lei nº 11.638/76, a contabilidade sofreu profundas alterações, tanto no que toca às estruturas das demonstrações contábeis, quanto nos diversos critérios de reconhecimento e mensuração dos ativos, passivos e resultados. Nossa discussão será sobre os principais critérios de avaliação dos itens patrimoniais e de resultado trazidos pela legislação societária confrontando-os com os instituídos na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
Respostas
respondido por:
7
De acordo com os pronunciamentos contábeis, o relatório contábil-financeiro tem por finalidade a geração de informações úteis para que os diversos usuários de tal informação possam utiliza-la na tomada de decisão.
Com relação a mensuração de ativos e passivos deve-se seguir alguns critérios, de acordo com o princípio da prudência o contador deve adotar para seus ativos o menor valor dentro das expectativas, diferentemente do passivo que deve ser avaliado sempre pelo maior valor.
Dentro da mensuração existem dois grandes critérios que são o custo histórico e o valor justo. Sendo custo histórico o valor de nota e o valor justo valor de mercado.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás