O pensador Henry Lefebvre, em sua clássica obra “Direito a cidade” (2001), afirma que a cidade se constitui um espaço contínuo, com fases distintas, em constante transformação. No entanto, a cidade se constitui, de forma central, em uma organização social. Portanto, na cidade podemos observar a existência do tecido espacial denominado urbano, que também é econômico, social, cultural, político, revelando os suas marcas e contradições. As marcas da sociedade industrial capitalista acabam por organizar a forma de ocupação dos espaços artificiais, criados e ocupados pelo homem. Nesse contexto, o Lazer, a vida privada, os espaços (públicos e privados) assim como suas formas de ocupação nas cidades estão sob a lógica moderna.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Na dimensão dos espaços artificiais de Lazer, o planejamento deve atender as necessidades físicas do local, através da criação de espaços que não precise de grandes estruturas para a prática do lazer e que consiga atender uma pequena parcela da população.
II. Um dos elementos centrais vividos na cidade é o Lazer, principalmente em seus espaços artificiais pensados de forma específica e/ou (res)significado culturalmente por/para essa prática.
III. O Lazer ainda não ocupa um lugar central no desenvolvimento urbano, e, a grande maioria dos investimentos que acontecem nesse campo são da iniciativa privada, agravando, ainda mais, as contradições existentes no meio urbano.
IV. Quanto maior e mais predominante o avanço do setor privado em detrimento das ações do Estado no campo do Lazer, maior será o abismo entre o acesso, a qualidade e a cidadania na cidade.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, III e IV, apenas. Correto
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
II e IV, apenas.
e.
I, II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta: II, III e IV, apenas
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
II, III e IV, apenas
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás