Respostas
Resposta:
Investigações do Ibama apontam que o óleo que está poluindo todas as praias tem uma mesma origem – e não é brasileira. Segundo análises, o produto é um tipo de petróleo puro que o Brasil não produz.
Há diversas possibilidades para a origem do óleo. Segundo a Folha de S.Paulo, relatórios sigilosos apontam indícios de que seja petróleo venezuelano.
Resposta:
- o petróleo apresenta características físico-químicas diferentes;
- a principal forma de classificação atualmente utilizada é o grau API (American Petroleum Institute), que separa o petróleo em:
- Leve: API > 31,1
- Médio: API entre 22,3 e 31,1
- Pesado: API < 22,3
- Extra Pesado: API < 10,0
- além desta classificação é usado também o teor de enxofre;
- assim, conhecendo o tipo de petróleo extraído no Brasil e comparando suas características com o petróleo derramado, é possível definir se é produzido aqui ou não.
Ex: (hipotético)
- a análise mostrou que o óleo encontrado nas prais é leve (API > 31,1) e o produzido no Brasil é pesado (API < 10,0), indica que o óleo não foi extraído aqui. Não é preciso mais análises;
- a análise mostrou que o óleo encontrado nas praias tem alto teor de enxofre e o produzido no Brasil tem alto teor de enxofre, indica que o óleo PODE ter sido produzido aqui. Neste caso é necessário fazer análises complementares, como comparar o Grau API.