• Matéria: Sociologia
  • Autor: morim123
  • Perguntado 7 anos atrás

Indicadores sociais e o desenvolvimento econômico do Brasil.
A construção desse trabalho precisa de sua percepção acerca da importância dos indicadores sociais e econômicos para mensurar o nível de desenvolvimento local, seja municipal, estadual ou nacional.

Para os analistas econômicos contemporâneos, não se pode pensar o planejamento econômico e consequentemente o desenvolvimento de uma nação, sem pensar em melhorar o índice de bem-estar social e material de sua população. Nesse sentido, quando refletimos sobre crescimento e o desenvolvimento econômico, devemos interpretar indicadores econômicos, comparando-os a seus impactos sociais, uma vez que no conceito da Organização das Nações Unidas incorpora-se também o indicador social, sem o qual o desenvolvimento econômico fica seriamente comprometido.

No viés econômico, temos como parâmetro o produto interno bruto – PIB ou o índice de desenvolvimento econômico – IDE, que sinteticamente, leva em consideração a atividade econômica dos grupos setoriais: agropecuária, indústria e serviços, mas não captam a distribuição de renda ou níveis de pobreza.

Na visão social, temos como indicadores o índice de desenvolvimento social – IDS e o índice de desenvolvimento humano – IDH que captam os níveis de melhoria de bem-estar social, como a expectativa de vida, mortalidade infantil, alfabetização da população.

Ambos os indicadores não são dissociados e dependem diretamente uns dos outros para configurar uma nação desenvolvida e em constante crescimento.

Uma equipe de analistas da ONU em Missão no Brasil visitará vários municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, com o objetivo de fazer aportes em linhas de financiamento distintas para dinamizar sua economia.

Eles pretendem conhecer as especificidades de cada município, e também suas potencialidades econômicas, além de identificar os gargalos que impedem o pleno desenvolvimento.

Para tanto, você deverá elaborar um folder contendo as principais informações da realidade econômico-social de seu município que será remetido à Missão em Brasília. Seguindo o modelo anexo, devem estar presentes as seguintes informações:

1. Indicação de um município de até 50 mil habitantes (dados da publicação Perfil dos Municípios Brasileiros, do IBGE, destacam que, dentre os 5.507 municípios no Brasil, 4.904 têm até 50 mil habitantes).

2. Nome do município e o ponto forte da economia local.

3. Apresentação do município descrevendo suas principais características, ao que concerne a indicadores econômicos e sociais (população, rendimento médio etc).

4. Composição de seus indicadores econômicos (eleja dois indicadores), com conceito e características.

5. Composição de seus indicadores sociais (eleja dois indicadores), com conceito e características.

6. Breve argumentação que justifique o aporte de financiamento da ONU.

7. Referências bibliográficas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

Posso te ajudar da seguinte forma:

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:

  • Aumento das desigualdades;
  • Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.

Perguntas similares