Preciso de um Artigo de Opinião sobre A Educação No Estado Do Rio De Janeiro .
Quem poder me ajudar vou agradecer!
Respostas
Resposta:
O novo levantamento do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), ligado ao Ministério da Educação (MEC), mostra que a qualidade do ensino médio no Rio de Janeiro está deixando muito a desejar. Conforme mostrou o RJ2 desta sexta-feira (31), os dados do sistema revelam que 65% dos alunos da rede estadual têm dificuldade em identificar informações numa notícia ou entender ironia num texto.
Os dados oficiais mostram que a educação está andando pra trás, principalmente quando o assunto é matemática. De acordo com os números, estudantes do ensino médio da rede estadual pioraram o desempenho em relação a 2015
Em português e matemática, as notas ficaram abaixo da média nacional. Em 2017 os estudantes do ensino médio tiveram 268 pontos no brasil - numa escala de zero a 500. No Rio, na rede pública estadual, a nota foi de 258,59 em português, e 256,98 em matetmática.
De acordo com o MEC, 65% dos estudantes vão mal no aprendizado de língua portuguesa. Na prática, eles não conseguem, por exemplo, identificar as informações principais nas notícias, diferenciar ironias nos textos e compreender dados em gráficos.
Em matemática, 67% dos alunos estão abaixo do nível recomendado. Não são capazes, por exemplo, entender percentuais ou compreender áreas e medidas.
Entre 2015 e 2017, o levantamento mostra que, na rede particular, as notas dos alunos aumentaram 13 pontos em português, e 27 em matemática. Já na rede pública, houve queda de sete pontos em língua portuguesa e cinco em matemática.
Entre as redes de educação no estado, a estadual é a que tem o pior desempenho. De acordo com a Secretaria estadual de Educação, os resultados do ensino médico foram ruins por causa dos efeitos da greve de 2016.