a condição de Senhor de Engenho estava alcance de todos os moradores de Portugal e do Brasil explique
Respostas
Resposta:
Os senhores de engenho eram homens ricos, que faziam parte da aristocracia (classe mais nobre) de Portugal e do Brasil e exerciam grande influência e poder.
Explicação:
Com o surgimento da exploração da cana de açúcar no Brasil, muitos engenhos de açúcar foram construídos, em um sistema latifundiário (grandes terras) e de mão de obra escrava.
O proprietário do engenho era chamado de Senhor de Engenho, a sociedade da época vivia sob um sistema patriarcal, ou seja, todos o servia, inclusive sua esposa e filhas, o que tornava o seu poder ainda maior.
Na época existiam pequenos produtores, contudo, se eles não possuíssem tecnologia para moer e tratar a cana, era necessário utilizar as máquinas do senhor de engenho local, tornando-se seu trabalhador assalariado.
Resposta:
Não, pois para ser um senhor de engenho tinha que ter condições econômicas muito boa, para ter escravos, fazer empréstimos, ou seja um investimento muito alto, além disso tinham que ter a autorização dos donatários, ou seja não era fácil ser um senhor de engenho!!!
espero ter ajudado pode confiar que está certo!!!