A maioria das análises sobre as desigualdades do espaço agrário brasileiro utiliza o índice Gini como instrumento para medir as desigualdades (de renda, de terra, de acesso a bens, etc.). No entanto, em um caso de monopólio da terra por grandes proprietários em determinada localidade, por exemplo, o índice Gini não seria a ferramenta ideal porque indicaria pouca ou nenhuma desigualdade, pois, se há exclusão total dos pequenos e médios produtores na localidade, apenas haverá grandes propriedades. Neste sentido, é importante também considerar a distribuição de terras por estratos de área, demonstrando com maior clareza a concentração e classificando as propriedades rurais por sua dimensão (grandes, médias e pequenas). Assinale a alternativa que apresenta o conceito definido no texto, compreendido como a forma que os estabelecimentos rurais são distribuídos no território, bem como sua classificação por dimensão. Alternativas: a) Latifúndios. b) Estrutura fundiária. c) Dinâmica rural. d) Reforma agrária. e) Módulo rural.
Respostas
O conceito definido no texto que faz referência à maneira como os estabelecimentos rurais estão definidos no território brasileiro e a sua classificação por dimensão é: “Latifúndios” (alternativa a)
Os latifúndios
Os latifúndios são grandes extensões de terra que pertencem a uma única pessoa, família ou empresa. Para alguns movimentos sociais, os latifúndios também estão associados às grandes extensões de terras que estão improdutivas propositalmente, para fins de valorização ou especulação imobiliária.
Nessas propriedades geralmente são desenvolvidas monoculturas agrícolas com destino à exportação, onde são utilizadas modernas técnicas de produção agrícola que emprega um menor número de trabalhadores.
No Brasil os latinfúndios simbolizam a desigualdade de acesso à terra, cuja origem está relacionada à divisão do território brasileiro durante o início da colonização.
Aprenda mais sobre os estabelecimentos rurais do território brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/2562662
#SPJ1