Respostas
Resposta:O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.
As doenças endócrinas dizem respeito a
Uma secreção hormonal excessiva ou
Uma secreção hormonal insuficiente
As doenças podem ser o resultado de um problema na própria glândula ou porque o eixo hipotálamo-hipófise (a interação dos sinais hormonais entre o hipotálamo e a hipófise) está fornecendo estímulo excessivo ou insuficiente. Dependendo do tipo de célula da qual são originados, os tumores podem produzir hormônios em excesso ou destruir o tecido glandular normal, diminuindo a produção hormonal. Às vezes, o sistema imunológico do organismo ataca uma glândula endócrina (uma doença autoimune), o que diminui a produção hormonal.
Exemplos de doenças endócrinas incluem
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Doença de Cushing
Doença de Addison
Acromegalia
Baixa estatura em crianças
Diabetes
Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva
Os médicos costumam medir os níveis de hormônios no sangue para dizer como a glândula endócrina está funcionando. Às vezes, os níveis sanguíneos sozinhos não fornecem informações suficientes sobre a função da glândula endócrina; por isso, os médicos medem os níveis hormonais depois de dar um estímulo (tal como uma bebida contendo açúcar, um medicamento ou um hormônio que possa desencadear a liberação hormonal) ou depois de o paciente ter exercido uma ação (tal como jejum).
As doenças endócrinas costumam ser tratadas ao repor o hormônio, cujo nível é insuficiente. Contudo, às vezes, a causa da doença é tratada. Por exemplo, se houver um tumor em uma glândula endócrina, é possível que ele seja removido.
Explicação:
Resposta:
...........................................
Explicação: