Analise a situação hipotética a seguir: A Agência Nacional de Aguas (ANA) é uma autarquia federal diretamente relacionada à gestão de recursos hídricos no Brasil. Nela, há equipes de especialistas, que participam predominantemente da atuação técnica externa da organização, ou no apoio a demandas técnicas internas. Além deles, há analistas administrativos, responsáveis pela condução de processos predominantemente internos de gestão dos recursos da autarquia, inclusive os recursos humanos. Após a ocorrência de determinado crime ambiental, a população de uma região foi afetada em seu abastecimento de água. A respeito do planejamento operacional da organização em questão e de sua contribuição para a realização das tarefas, assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
O planejamento operacional da ANA envolve desde o orçamento para cada área, até cronogramas, procedimentos e regulamentos necessários à atuação de especialistas e analistas.
Explicação:
Resposta:
As atividades dos especialistas, como planejar ações de recuperação do abastecimento de água, devem estar de alguma forma contempladas na descrição de cargos.
Explicação:
O planejamento de RH deve levar em conta as necessidades futuras da organização, sempre. Caso contrário, não seria planejamento.
A ARH tem uma série de funções, para além do recrutamento e seleção, ou das atividades burocráticas de pagamento.
Toda ARH sofre influência de fatores externos, como a economia e a globalização, uma vez que se trata da gestão de pessoas, inclusive na administração pública.
As políticas de treinamento e desenvolvimento são fundamentais para organizações da administração pública, pois permitem que os serviços públicos possam ser atualizados e aprimorados, ainda que isso não ocorra, por outros fatores.