• Matéria: Português
  • Autor: tarikeviana2007
  • Perguntado 9 anos atrás

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Cap. 1.
Letramento
Palavras-chave: letramento, alfabetização, leitura, escrita.

Magda Soares propõe uma análise para distinguir comportamentos relacionados à prática da leitura e escrita, interpretação e produção de texto.
Para Magda Soares, e para os autores por ela investigados, há uma diferença entre palavras comumente utilizadas para identificar aquele que faz a leitura de um texto e aquele que consegue fazer esta leitura retirando conclusões sobre o mesmo. Estabeleceu-se que a grande diferença entre alfabetizado e letrado reside, principalmente, na eficiência com que o leitor consegue interpretar o texto lido. Fazer a leitura de um texto, decodificando as palavras não necessariamente implica na compreensão daquilo que está escrito. Os resultados atingidos, os quais são a compreensão final da obra, é que fazem a diferença. A decodificação das letras e das palavras, bem como a análise eficiente da mensagem transmitida é que possibilita considerar que uma pessoa que decodifica bem um texto possa ser considerada uma pessoa letrada. Ou seja, letrada é aquela que, além de decodificar a simbologia das letras é também capaz de mergulhar no texto, retirando de suas profundezas a mensagem que o autor ou autora quis transmitir.
Desta maneira podemos concluir que alfabetizado é aquele que consegue decodificar um texto, enquanto letrado é aquele que, além de decodificar, consegue subtrair significados que estão além das letras. Esta leitura eficiente é que possibilita ao leitor a sua inserção no contexto social, tornando-o apto a fazer “leituras” de todo o mundo que o rodeia.
Portanto, letramento diz respeito à leitura e escrita de textos que possam transmitir uma interpretação mais aprofundada do mundo e do universo do leitor. Trata-se da leitura e escrita eficazes e eficientes, capazes de abrir ao leitor a leitura de mundo e, enquanto produtor de texto torna-o capaz de produzir textos coerentes e coesos.
Julgamos pertinente a diferenciação feita pela autora. Desta forma, podemos perceber que há uma diferenciação entre a decodificação das letras e a leitura profícua. Percebemos que esta distinção torna-nos mais cônscios de que letrada é aquela pessoa que é capaz de fazer uso da leitura e da escrita de maneira eficaz e eficiente.
Autora: Gleides Ander Nonato

A partir da leitura da resenha, é CORRETO afirmar que
1. A resenha é um gênero discursivo que combina a apresentação das características essenciais da obra resenhada com comentários e avaliações sobre a sua qualidade.
2. A resenha apresenta algum comentário de juízo de valor.
3. O autor da resenha também adiciona informações básicas sobre a obra resenhada.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmação (ões):

Escolha uma:
a. I, apenas.
b. Todas as afirmativas
c. II e III, apenas
d. I e III, apenas
e. I e II, apenas

Respostas

respondido por: joyceolimpia
6
A está correta .....-pois eu acho
Perguntas similares