A respeito do método científico e o método materialista dialético, na Pesquisa Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Um saber comporta uma perspectiva própria atrelada a um conjunto de procedimentos para a leitura da realidade social. A esse conjunto de procedimentos, damos o nome de método científico.
II. O método materialista dialético não é uma receita de bolo, mas uma perspectiva, onde os fatos devem ser considerados dentro de um contexto social, considerando-se o mundo dos fenômenos, da contradição inerente a ele e da mudança dialética permanente ocorrida na natureza e na sociedade.
III. Na Pesquisa Social e no Serviço Social, a leitura da realidade social deve estar conectada à apreensão do desenvolvimento histórico da sociedade e seu contexto social.
Alternativas:
a)
Somente I.
b)
Somente II.
c)
Somente III.
d)
Somente II e III.
e)
I, II e III.
2)
O comportamento humano, na maioria das vezes, apresenta mais significados do que a aparência imediata. Nesse sentido, assinale a alternativa correta a respeito da Pesquisa Social e das formas de abordagens metodológicas a ela aplicáveis.
Alternativas:
a)
Na Pesquisa Social, apenas a abordagem qualitativa deve ser adotada, uma vez que a abordagem quantitativa tem origem na teoria positivista, que não é adequada para uso em demandas de pesquisas subjetivas.
b)
Na Pesquisa Social, apenas a abordagem quantitativa deve ser adotada, uma vez que a abordagem qualitativa tem origem na teoria marxista, adequada apenas aos adeptos da teoria social crítica, não adequado ao uso em demandas de pesquisas subjetivas.
c)
Na Pesquisa Social, as abordagens qualitativas e quantitativas podem ser utilizadas, na medida em que se completam e se complementam. Não precisa ser seguida, necessariamente, uma abordagem única de pesquisa.
d)
A pesquisa de abordagem quantitativa trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
e)
A pesquisa de abordagem qualitativa tem a sua raiz na teoria positivista, através do pensamento lógico, com ênfase no raciocínio dedutivo, nas regras da lógica e na mensuração das experiências da vida humana.
3)
Ao destacar a Política de Saúde no Brasil vamos remeter nossos olhares para o final do século XIX e início do século XX. Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação à saúde pública brasileira na década de 1920.
Alternativas:
a)
Osvaldo Cruz buscou sensibilizar a população brasileira sobre as condições de saúde alarmantes nesta década, utilizando-se de propagandas e educação sanitária.
b)
É correto afirmar que o Brasil na década de 1920 intensificou sua ação sanitarista com forte apelo repressivo e utilização do uso da força visto a falta de informação da população.
c)
Destacamos que na década de 1920, Osvaldo Cruz, médico ligado aos movimentos sociais e sindicatos combateu veementemente as formas coercitivas de buscar elevar a saúde pública no país.
d)
Na década de 1920, através do sanitarista Carlos Chagas, há a alteração profunda dos métodos de campanhas sanitárias no Brasil.
e)
Podemos afirmar que na década de 1920, há por parte do Estado, a instituição de vários hospitais públicos e gratuitos nas capitais estaduais o que revela os primeiros passos da saúde pública nacional.
4)
Conforme Sousa (2008), necessariamente são aplicados "[…] após a utilização do instrumental face a face, que é caracterizado por uma forma de comunicação mais ativa. É o registro do trabalho direto realizado."
De que trata a citação acima?
Alternativas:
a)
Dos instrumentos mediadores.
b)
Dos instrumentos diretos ou face a face.
c)
Dos instrumentos indiretos ou face a face.
d)
Dos instrumentos indiretos ou por escrito.
e)
Dos instrumentos diretos ou por escrito.
5)
Analise as afirmativas abaixo:
I – A instrumentalidade apresenta um sentido e uma direção, quando está atrelada a uma postura teleológica profissional.
II - O Assistente Social deve ter liberdade e criatividade nas escolhas, segundo as demandas e finalidades do trabalho.
III - Os instrumentos e técnicas de intervenção não podem ser mais importantes que os objetivos da ação profissional.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Somente II e III.
b)
Somente I e III.
c)
Somente II.
d)
Somente I e II.
e)
I, II e III.
Respostas
1 - c) Somente III.
Durante a pesquisa social e no serviço social, a leitura da realidade social se conecta à apreensão do desenvolvimento histórico social.
2 - a) Na Pesquisa Social, apenas a abordagem qualitativa deve ser adotada, uma vez que a abordagem quantitativa tem origem na teoria positivista, que não é adequada para uso em demandas de pesquisas subjetivas.
A pesquisa social quando considera a adoção da abordagem qualitativa, visto que tal abordagem se origina na teoria positivista.
3 - a) Osvaldo Cruz buscou sensibilizar a população brasileira sobre as condições de saúde alarmantes nesta década, utilizando-se de propagandas e educação sanitária.
Osvaldo Cruz objetivou a sensibilização da população brasileira a respeito das condições de saúde alarmantes da década de 20.
4 - c) Dos instrumentos indiretos ou face a face.
Os instrumentos indiretos face a face se caracterizam por uma maneira de comunicação ativa.
5 - b) Somente I e III.
A instrumentalidade possui um sentido e uma direção, quando relacionada a uma postura teleológica profissional.
Bons estudos!
Resposta:
AV2 1.E 2.C 3.D 4.D 5.E
Explicação: