Respostas
Resposta:
resposta a baixo
Explicação:
A) R: Contágio é a transmissão de uma doença por contacto mediato ou imediato. Uma doença contagiosa, por conseguinte, é aquela que uma pessoa doente pode transmitir a uma pessoa sã/saudável.
B) R: Uma epidemia é uma doença que se propaga durante um certo período de tempo numa determinada zona geográfica e que afecta muitas pessoas em simultâneo. Trata-se de uma noção utilizada pela saúde comunitária para fazer referência ao facto de a doença chegar a uma quantidade de gente superior à esperada.
C) R: O termo pandemia provém de um vocábulo grego que significa “reunião do povo” e cuja significação se alargou para “doença de todo o povo”. Trata-se de uma doença epidémica que afecta diversos países e que ataca praticamente todas as pessoas de uma área geográfica.
D) R: Refere-se àquilo que não é atacável por certas doenças. Para a medicina e a biologia, a imunidade está associada ao estado de resistência à acção patogénica de microorganismos ou de substâncias estranhas.
E) R: Vacinação é o acto e o resultado de vacinar. Esta acção diz respeito ao facto de aplicar uma vacina: um antigénio que, ao ser inoculado a um sujeito, protege-o de certas doenças.
F) R: Parasitoses são doenças causadas por organismos parasitas. Após entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, estes parasitas desenvolvem doenças, podendo provocar uma série de danos ao organismo e até mesmo a morte, caso não haja o tratamento devido. Estes parasitas podem ser vermes, bactérias, vírus ou protozoários.
G) R: Antibióticos são substâncias, desenvolvidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos (produzidos em laboratórios farmacêuticos). A finalidade do antibiótico é combater microrganismos (monocelulares ou pluricelulares), causadores de infecções no organismo.
H) R: Anticorpos são proteínas que atuam no sistema imunológico como defensoras do organismo vivo contra bactérias, vírus e outros corpos estranhos.
I) R: a imunidade é um estado de resistência que têm certos indivíduos ou certas espécies face à acção patogénica de microorganismos ou de substâncias estranhas. Esse estado pode ser natural ou adquirido.