De acordo com o texto “A Necessidade de um Pensamento Complexo” de Edgar Morin no módulo II, o que o autor defende?
Respostas
Edgard Morin, fez a crítica da visão cartesiana no mundo e orienta uma nova forma de olhar, pesquisar e atuar frente à realidade, por partes dos que trabalham com as ciências sociais e humanas.
Em suas propostas, Morin refere que é preciso completar o pensamento que separa com o pensamento que une e realçar o desafio da incerteza. Numa preocupação de tornar a teoria da complexidade acessível, oferece algumas orientações a que denomina princípios-guia:
1. o princípio sistêmico ou organizacional se opõe ao reducionismo e reúne o conhecimento das partes com o conhecimento do todo: do átomo às estrelas, da bactéria à sociedade, pois a organização do todo produz propriedades que são mais complexas do que as partes isoladas.
2. o princípio hologramático põe em evidência que existe a inscrição do todo em cada parte que o compõe, e cada parte ou subsistema contém especificidades que lhe são próprias sem se reduzir ao todo. Por exemplo, o patrimônio genético está presente em cada célula, a sociedade está presente no indivíduo e o indivíduo contém a sociedade enquanto a humanidade e enquanto evento ou história.
3. o princípio do ciclo retroativo rompe a causalidade linear, ou seja, evidenciando que a causa age sobre o efeito e o efeito sobre a causa.
4. o princípio do ciclo recorrente substitui a noção de regulação pela ideia de auto-produção e de auto-organização. Ou seja, os produtos e as consequências de determinado fato ou ato são, ao mesmo tempo, produtores e originadores daquilo que produzem.
5. o princípio da auto-eco-organização significa a capacidade dos seres vivos de retirar energia e a informação que lhe é necessária do seu próprio meio, o que os torna, ao mesmo tempo, auto-organizadores e dependentes dessas fontes.
6. o princípio dialógico diz respeito à reunião dos contrários, como por exemplo, a ordem, a desordem e a reorganização, sem que cada um desses movimentos necessite ser eliminado.
7, o princípio da reintrodução do conhecido em todo o conhecimento. O autor menciona que esta é uma questão central que vai da percepção do mundo da vida à teoria científica, como uma espécie de tradução intelectual de todo o patrimônio cognitivo de que a sociedade é depositária, dentro de determinada cultura.
Em síntese, conforme Morin, o paradigma tradicional separa e reduz, o paradigma da complexidade reúne e, ao mesmo tempo, distingue.
Bons estudos!